• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Sacramentum tantum”? Breve história de um equívoco sistemático da tradição latina. Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • Depois de Francisco. Artigo de Flávio Lazzarin

    LER MAIS
  • Destruição ambiental, Marina Silva e o lugar de cada um. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Veleiro com Greta Thunberg e mais 11 partiu de Itália com destino a Gaza

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    Ascensão do Senhor – Ano C – No seguimento de Jesus voltar para as Galileias da nossa existência

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

07 Setembro 2022

 

Hoje, à luz do Movimento Litúrgico, a expressão “sacramentum tantum” é em si mesma contraditória. Conseguir ver a contradição dessa linguagem é uma das condições para defender a Reforma Litúrgica hoje.

 

O comentário é do teólogo italiano Andrea Grillo, professor do Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma. O artigo foi publicado em seu blog, Come Se Non, 28-08-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

 

A palavra “sacramento” atravessa toda a tradição cristã e católica, e nós tendemos a lê-la sobretudo na interpretação posterior ao Concílio de Trento.

 

Porém, se observarmos melhor essa história, descobriremos que houve algumas passagens, não desprovidas de traumas e confrontos, que transformaram o significado da palavra.

 

Poderíamos dizer que, até o século IX, há um substancial consenso em considerar que o termo “sacramento” indica a história da salvação que toma forma em alguns atos rituais: acima de tudo, a iniciação cristã, mas depois também a penitência e a unção dos enfermos.

 

É muito significativo que o Papa Inocêncio I, em 416, tenha dito que a unção dos enfermos é “in genere sacramenti”. Essa expressão do papa do século V sinaliza algo importante: sacramento é o “gênero” que une uma série de ações rituais, centrais para a vida cristã.

 

No entanto, a partir do século IX, as controvérsias eucarísticas, que duraram cerca de 200 anos, obrigaram a doutrina eclesial a mudar de linguagem. Assim passamos, lenta mas eficazmente, de uma atenção ao sacramento como gênero para uma atenção ao gênero do sacramento.

 

Esse desenvolvimento, que certamente também se baseia no saber dos séculos anteriores (sobretudo nos escritos de Agostinho), elabora um saber diferenciado do sacramento, identificando diversos níveis dele. Isso só é compreensível com base em uma nova leitura do sacramento como “sinal”.

 

O sacramento como sinal de uma coisa sagrada abre espaço para uma repartição teórica que considera apenas o sacramento, o sacramento e seu significado e, por fim, apenas o significado. Na linguagem da Escolástica, assim, se falaria de “sacramentum tantum”, “res et sacramentum”, “res sacramenti”.

 

Como essa elaboração teórica se tornou patrimônio do Magistério, chegou-se a assumir, a partir do século XII, uma terminologia que falava do sacramento, entendendo-o até como simples sinal. Aqui reside o ponto sistematicamente mais decisivo, que poderíamos resumir assim: até o século IX, ninguém entenderia o que poderia significar “sacramentum tantum”, isto é, apenas o sacramento, porque, com essa expressão, entendia-se uma plenitude e uma completude fundamentais. É claro que, quando se diz “apenas o sacramento”, usa-se o termo em um sentido formal que os séculos anteriores não apenas não compreenderiam, mas rejeitariam.

 

Toda essa história é muito instrutiva para entender o que aconteceu no início do século XX. Ou seja, uma espécie de rebelião contra uma linguagem que, ao despedaçar a experiência do sacramento em muitos âmbitos autônomos, impede que ele seja vivido como um ato ritual de celebração. Nós poderíamos dizer hoje, à luz do Movimento Litúrgico, que a expressão “sacramentum tantum” é em si mesma contraditória. Conseguir ver a contradição dessa linguagem é uma das condições para defender a Reforma Litúrgica hoje.

 

Leia mais

 

  • A reforma litúrgica e seus opositores: uma resposta ao abade Pateau. Artigo de Andrea Grillo
  • Papa Francisco: ''A reforma litúrgica é irreversível''
  • Reforma litúrgica, uma história para ser reescrita
  • A reforma litúrgica, que é realmente "irreversível", permite que louvemos melhor
  • A reforma litúrgica do Vaticano II e o restabelecimento do poder comunicativo do rito como “diálogo”. Entrevista especial com Ângelo Cardita
  • A substância do sacramento: dois significados ou, melhor, três. Artigo de Andrea Grillo
  • A voz do povo: oitavo sacramento
  • Uma nova história dos sacramentos na Idade Média: o manual de Claudio Ubaldo Cortoni. Artigo de Andrea Grillo
  • Vaticano: a celebração dos sacramentos não pode exigir 'uma taxa a pagar'
  • Instituições eclesiais à prova de gênero: liturgia, sacramentos e direito

Notícias relacionadas

  • O pão da partilha!

    LER MAIS
  • Traduzir a tradição: a "virada pastoral" do Concílio Vaticano II e o problema da Liturgiam authenticam. Artigo de Andrea Grillo

    Vincular a tradução litúrgica à "letra" do texto latino significa negar a questão litúrgica e não entender o Concílio Vati[...]

    LER MAIS
  • Inteligência do sacrifício como "sacrificium intellectus"? Uma resposta a Valli e Sarah. Artigo de Andrea Grillo

    "Em um post recente no seu blog, Aldo Maria Valli retoma com amplitude as palavras de um artigo do cardeal Robert Sarah sobre o se[...]

    LER MAIS
  • Matrimônio, paixão, ação, virtude e sacramento: a teologia depois da "Amoris laetitia". Artigo de Andrea Grillo

    "O fato de a ‘segunda união’ ser matrimônio ou não depende não só de uma noção diferente de sacramento, mas também do [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados