16 Agosto 2022
Mais de meio milhão de católicos estadunidenses participaram das sessões das escutas sinodais ao longo do último ano, como parte do processo impulsionado pelo Papa Francisco de escutar as bases para o Sínodo dos Bispos de 2023 em Roma. As respostas indicam que muitos estadunidenses querem uma Igreja acolhedora que vá ao encontro dos marginalizados, especialmente da comunidade LGBTQIA+, e que permita as mulheres a servirem em posições de liderança, incluindo o ministério ordenado.
A reportagem é de Brian Fraga, publicada por National Catholic Reporter, 16-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Um resumo de mais de uma dúzia de sínteses sinodais, postada online por dioceses de todo o país, também indica que a maioria dos católicos estão cansados da polarização na Igreja; acreditam que os clérigos necessitam fazer um trabalho melhor de comunicação e envolver o laicato na governança eclesial; e apreciar a oportunidade de ser ouvido, mesmo se eles abrigarem dúvidas sobre o que o Sínodo sobre a Sinodalidade irá considerar no final.
“Fiquei realmente tocada com a quantidade de honestidade que vi. Coisas delicadas estão surgindo, conversas difíceis sobre tópicos difíceis estão surgindo”, disse Julie McStravog, consultora que ajuda a coordenar o trabalho sinodal da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA.
McStravog disse ao NCR que, desde setembro de 2021, mais de 650 mil católicos nos Estados Unidos participaram de sessões de escuta sinodais, online ou pessoalmente, ou responderam a pesquisas escritas. Ao todo, ela disse que os católicos tiveram mais de 30 mil oportunidades de participar do sínodo.
“Estou muito feliz em ver que cada relatório que li expressa uma apreciação e um desejo de continuar a escuta sinodal, entrar em um espaço sagrado e se engajar em uma escuta profunda e discernimento uns com os outros regularmente”, disse McStravog.
Ainda assim, os estimados 650 mil participantes do sínodo representam pouco mais de 1% dos cerca de 51 milhões de adultos católicos nos Estados Unidos. Os relatórios diocesanos indicam que cerca de dois terços dos que participaram das sessões de escuta tinham 55 anos ou mais, e que a maioria desses participantes eram mulheres. A esmagadora maioria dos participantes sinodais também eram brancos – 94% na Diocese de Worcester, Massachusetts, por exemplo – e eram mais propensos a se casar e frequentar a missa semanalmente.
Massimo Faggioli, teólogo e historiador da Igreja da Villanova University, que escreve artigos com frequência sobre o sínodo, disse ao NCR que não ficou surpreso que a participação tenha ocorrido principalmente entre católicos brancos mais velhos que já estão envolvidos na Igreja. Ele disse que o alcance paroquial e diocesano em muitos locais parecia estar voltado para esse grupo demográfico familiar.
“Para o sínodo, as paróquias tiveram que estar preparadas para algum tipo de caos controlado, para o inesperado ou uma interrupção, mas não vi muita dessa abertura na Igreja dos EUA para assumir riscos”, disse Faggioli.
Vários relatórios diocesanos abordaram a dificuldade de envolver vozes que não são ouvidas com frequência nos ambientes da Igreja, especialmente as gerações mais jovens de católicos. Na maioria das dioceses, os participantes do sínodo expressaram preocupações sobre a Igreja não se conectar com adolescentes e jovens adultos.
“Os jovens foram reconhecidos muitas vezes como um foco de preocupação. Precisamos cuidar deles mais, construir nossa catequese, formação, oportunidades de serviço e atividades sociais para eles”, observou a Diocese de Salt Lake City em seu relatório sinodal.
Na Diocese de San Jose, Califórnia, o relatório de síntese sinodal disse que a Igreja Católica precisa de uma melhor compreensão das preocupações dos jovens. Os participantes do Sínodo “expressaram o desejo de uma formação de fé mais eficaz e de atividades que façam com que os jovens se sintam membros da família católica”.
Em 5 de agosto, os bispos dos EUA receberam relatórios sinodais de 172 das 178 dioceses de rito latino nos Estados Unidos. McStravog disse que 75% dessas dioceses indicaram que planejam disponibilizar os relatórios ao público, enquanto outras “ainda estão discernindo” se o farão.
“Cerca de três quartos das dioceses que enviaram seus relatórios dizem que vão usar esses documentos para outros fins, como planejamento pastoral, para realmente continuar trazendo o sínodo para as atividades e estruturas de suas igrejas locais”, disse McStravog.
McStravog disse que a equipe do Sínodo da Conferência Episcopal planejava um “retiro para escrever” no início de agosto para começar a sintetizar – em um único documento de 10 páginas – os temas de quase 300 relatórios apresentados por dioceses, ordens religiosas, universidades católicas, ministérios e outros grupos. Esses relatórios já foram combinados em 15 “relatórios regionais” que a equipe de redação da conferência vem lendo nas últimas semanas.
O prazo para as conferências episcopais nacionais apresentarem seus relatórios à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano era 15 de agosto.
Descrito por alguns observadores como “o maior exercício de consulta da história humana”, o processo de dois anos de escuta e diálogo global do Sínodo dos Bispos de 2021-23 deve culminar em uma reunião de bispos e delegados sinodais em outubro de 2023 em Roma. O Papa Francisco e outros líderes da Igreja enquadraram a sinodalidade como um passo decisivo na renovação da Igreja que o Concílio Vaticano II propôs há mais de meio século.
“Os benefícios do próprio processo sinodal irão animar futuras aplicações desta abordagem sinodal de maneiras invisíveis”, disse Richard Coll, diretor-executivo do Departamento de Justiça, Paz e Desenvolvimento Humano dos bispos dos EUA.
Coll, que serviu como elo entre os bispos e os coordenadores diocesanos do sínodo, disse ao NCR que as centenas de relatórios sinodais de dioceses e outros grupos refletem um tema comum de acolher e alcançar comunidades distantes da Igreja Católica nos Estados Unidos.
“Esse parece ser um tema muito importante vindo desses relatórios, como foi antecipado pelo Secretariado do Sínodo e pelo próprio Papa Francisco. Essa foi uma bela parte do processo em minha experiência”, disse Coll.
O acolhimento foi um fio condutor que percorreu a dúzia de relatórios sinodais que o NCR revisou nas dioceses do Nordeste, Oeste, Sul e Meio-Oeste. Os católicos que participaram do sínodo disseram que a Igreja, da paróquia ao nível diocesano, tem que fazer melhor para que as pessoas se sintam bem-vindas nos bancos e outros ambientes da igreja. Eles disseram que imigrantes, negros, jovens e adolescentes, católicos divorciados e recasados e outros grupos marginalizados muitas vezes não se sentem bem-vindos na Igreja.
Os participantes do Sínodo em todo o país frequentemente destacaram a comunidade LGBTQIA+, que eles disseram ser particularmente marginalizada por muitos na Igreja. Francis DeBernardo, diretor executivo do New Ways Ministry, uma organização sem fins lucrativos com sede em Maryland que defende os católicos LGBTQIA+, disse que não ficou surpreso por ser uma questão importante.
“O que os líderes da Igreja não reconheceram nas questões LGBTQIA+ é que elas afetam quase todos na Igreja, para além das pessoas LGBTQIA+, porque quase todo mundo tem um membro da família ou conhece uma pessoa LGBTQIA+, seja como colega de trabalho, vizinho ou amigo, e eles percebem a maneira terrivelmente ruim com que são tratados na Igreja e nos ambientes da igreja”, disse DeBernardo ao NCR.
O papel das mulheres na Igreja Católica era outra preocupação comum. Os participantes disseram que as mulheres merecem estar em importantes posições de liderança na igreja, mesmo em funções que atualmente lhes são cortadas através do ministério ordenado no diaconato permanente e no sacerdócio. Os participantes do Sínodo enquadraram a questão como uma questão de equidade e justiça.
“É encorajador ver o senso dos fiéis que incentiva a ordenação de mulheres, algo que sabemos ser verdade, refletido nesses documentos oficiais”, disse Kate McElwee, diretora executiva da Women's Ordination Conference, organização que defende as mulheres para serem ordenadas diáconas, sacerdotisas e bispas na Igreja Católica.
McElwee disse ao NCR que achou “muito poderoso” ver o apelo popular pela ordenação de mulheres refletido nos relatórios do sínodo, acrescentando que “ver suas vozes e anseios refletidos nelas é um sinal positivo”.
Katie Ann-Marie Bugyis, professora de teologia da Universidade de Notre Dame que estuda a história dos papéis das mulheres na Igreja Católica, disse ao NCR que não ficou surpresa com as respostas sinodais pedindo que as mulheres tenham posições iguais de liderança e autoridade na Igreja.
“As mulheres tiveram papéis ministeriais realmente proeminentes na igreja, e isso tem sido verdade desde o início da história da Igreja, e acho que continua sendo verdade hoje”, disse Bugyis, que observou pesquisas históricas mostrando que as mulheres serviam como diáconas na Igreja primitiva.
“Há muitas mulheres que estão realmente pensando em seu lugar na sociedade e nas maneiras pelas quais muitas forças patriarcais ainda estão em ação que as impedem de fazer certos avanços, e isso inclui a Igreja”, disse Bugyis.
Os participantes do Sínodo também pediram melhores oportunidades de formação de fé para adultos, bem como liturgias vibrantes e homilias envolventes; melhor comunicação dos padres e bispos; mais esforços para integrar as diferentes comunidades linguísticas em paróquias multiétnicas e um sentido de liderança compartilhada entre o clero e os leigos. Eles também pediram que bispos e padres abordassem a crescente polarização na Igreja, embora muitas vezes discordassem sobre o que constituía comentários políticos impróprios.
“Há uma consciência das conversas difíceis e das conversas difíceis, e acho que isso está chegando ao topo”, disse McStravog, que observou que muitos participantes estavam um pouco céticos em relação ao sínodo, embora apreciassem a oportunidade de compartilhar seus pensamentos nas sessões de escuta.
“Há entusiasmo, mas também ceticismo, embora esse ceticismo possa ser menor agora do que quando começamos esta jornada sinodal”, disse McStravog.
Várias dioceses indicaram em seus relatórios de síntese que já começaram a abordar alguns dos temas que surgiram nas sessões de escuta locais, onde os participantes também disseram muitas vezes que desejam que a sinodalidade continue em suas paróquias.
“Uma das coisas que acho realmente importante lembrar é que o sínodo acontece na Igreja local”, disse McStravog. “A diocese é onde você verá a mudança primeiro. Não será no nível da USCCB ou do Vaticano, mas nesses relatórios diocesanos é onde você verá primeiro”.
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EUA. Nos relatórios sinodais, católicos clamam pela liderança das mulheres e acolhida aos LGBTQIA+ - Instituto Humanitas Unisinos - IHU