28 Julho 2022
O arcebispo de Canterbury, James Welby, respondeu às críticas sobre a declaração de que o casamento é “entre um homem e uma mulher”.
A reportagem é de Harriet Sherwood, publicada por The Guardian, 26-07-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
O arcebispo James Welby foi forçado a aceitar que os bispos anglicanos de todo o mundo possam rejeitar uma declaração sobre sexualidade quando se encontrarem em Canterbury nesta semana para a Conferência de Lambeth.
A virada de Justin Welby, o líder global da Comunhão Anglicana e presidente da conferência, veio no fim da noite de segunda-feira, poucas horas antes dos 650 delegados começarem a chegar para a conferência de 12 dias.
O ato veio na sequência de um clamor de anglicanos liberais e ativistas dos direitos dos gays sobre uma declaração – conhecida como Chamados de Lambeth – sobre a dignidade humana que define o casamento como “entre um homem e uma mulher”. Acrescentou-se que “legitimar ou abençoar uniões do mesmo sexo” não pode ser aconselhado, e que “é a mente da comunhão anglicana como um todo que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido”.
O texto em português dos Chamados de Lambeth. O Chamado pela Dignidade Humana começa na página 15.
Entre os que protestavam estava o bispo de Los Angeles, John Harvey Taylor, que disse que a declaração era “o oposto dos valores cristãos de cura e reconciliação. Cria um bode expiatório, divide, fere e nega”.
Os bispos da Igreja no País de Gales disseram que o Chamado “mina e subverte a dignidade de uma parte integrante de nossa comunidade, em vez de afirmá-la”.
A declaração de segunda-feira à noite da Conferência de Lambeth disse: “Nos últimos dias, ouvimos atentamente as respostas dos bispos… O grupo de redação do Chamado pela Dignidade Humana fará algumas revisões na declaração”.
Não deu mais detalhes, mas disse que o texto revisado será divulgado “assim que estiver disponível”.
A declaração também anunciou que os bispos agora teriam uma terceira opção para responder ao Chamado de Lambeth. “Os bispos agora poderão declarar nitidamente sua oposição a uma declaração específica, além de apoiá-la ou pedir mais discussões. A terceira opção indicará: 'Este Chamado não fala por mim. Eu não adiciono minha voz a este Chamado'”.
Jayne Ozanne, uma proeminente ativista pela igualdade LGBTQIA+ na Igreja da Inglaterra, saudou a medida. Mas ela acrescentou: “Ainda estou profundamente preocupada com o tom deste comunicado. Não parece abordar nenhuma das preocupações relacionadas ao processo que muitos sinalizaram, nem reconhece a quebra de confiança que existe agora em relação às [discussões sobre sexualidade e identidade] aqui na Inglaterra”.
A questão da sexualidade e do casamento entre pessoas do mesmo sexo causou profundas divisões entre os anglicanos, tanto no Reino Unido quanto no mundo, por décadas. A Conferência de Lambeth programada para 2018 foi cancelada por Welby, pois ficou claro que as diferenças eram irreconciliáveis e prejudicariam a igreja global.
Em 2016, uma reunião de primazes anglicanos de todo o mundo votou para impor sanções de fato à Igreja Episcopal dos EUA por aprovar casamentos entre pessoas do mesmo sexo e emitiu uma declaração reafirmando a “doutrina tradicional” de que o casamento deve ser entre um homem e uma mulher.
Desde então, a Igreja Episcopal Escocesa decidiu permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a Igreja Anglicana no País de Gales votou para oferecer bênçãos especiais aos casais do mesmo sexo. A Igreja da Inglaterra ainda proíbe casamentos homossexuais.
Líderes de Igrejas conservadoras de Ruanda, Nigéria e Uganda estão boicotando a conferência em protesto ao apoio de algumas Igrejas Anglicanas às uniões homossexuais.
Welby deseja concentrar a Conferência de Lambeth desta semana em questões como a crise climática e a desigualdade global. Em uma mensagem aos bispos na semana passada, ele disse: “Sem ignorar aquelas coisas em que discordamos profundamente, rezo para que nos aproximemos deste encontro com um senso ainda mais profundo do que nos une: o amor de Jesus Cristo e seu chamado para servir mundo de Deus”.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Casamento homossexual novamente cria divisões na Igreja Anglicana. O primaz Justin Welby cede aos conservadores e aos liberais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU