• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Vandana Shiva: Manifesto sobre as economias do cuidado e a democracia na Terra

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • O deputado estadual do RS pelo PT propõe “um grande consorciamento de municípios, do estado e do governo federal” para gerenciar a manutenção e gestão de diques e casas de bombas em toda a região metropolitana

    “Autoridade metropolitana”: uma proposta para enfrentar eventos climáticos extremos no RS. Entrevista especial com Miguel Rossetto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Julho 2022

 

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 2022, a ativista ambiental, ecofeminista e crítica da globalização, Vandana Shiva, publicou o Manifesto sobre a economia do cuidado e a democracia da Terra. A publicação ocorreu durante o tour da dra. Shiva pela Itália e pela França, onde também lançou seu novo livro, True Economy — From Greed to an Economy of Care (A verdadeira economia: da ganância para uma economia do cuidado, em tradução livre), e participou de numerosos eventos, como a EireneFest, o Festival do Livro pela Paz e pela Não Violência e um evento conjunto de sua organização Navdanya International com a União Budista Italiana e o Conselho Municipal de Roma sobre agroecologia e agricultura regenerativa.

 

“O futuro das próximas gerações só pode ser garantido se tomarmos o caminho do cuidado e respeito pela Terra, o que exige uma profunda mudança no paradigma econômico, cultural e ambiental global”, afirmou Navdanya International em um relatório lançado durante o tour, que aconteceu de 3 a 11 de junho de 2022. 

 

O manifesto completo é publicado por Pressenza, 19-07-2022.

 

Eis o manifesto.

 

O cuidado e o apoio mútuo são as moedas da vida, que circulam tanto na natureza e como na sociedade, para a promoção da integração plena, possibilitando que se compartilhem o seu conjunto de valores e direitos coletivos.

 

A Terra, Gaia, a Mãe Terra é um planeta vivo, cuja rica biodiversidade evolui ao longo de bilhões de anos e que sustenta toda a vida; não é matéria morta nem matéria prima para ser explorada e degradada.

 

Cuidar da Terra e de toda forma de vida é nossa responsabilidade ética e ecológica.

 

O cuidado da Terra é a economia da vida, Oikonomia.

 

Em um período de colapso e de desintegração ecológica e social, curar e regenerar a Terra constituem as bases para restaurar o futuro da humanidade.

 

1. Cuidado com a Terra e os direitos da Terra

 

Devemos reconhecer que somos uma família da Terra, seres vivos interconectados em toda a nossa diversidade, que participam e compartilham uma teia comum de vida. O cuidado com a Terra regenera os recursos da natureza, a biodiversidade e a economia que nos proporcionam vida e sustento. A Terra e seus ecossistemas nos sustentam com oxigênio, água, comida, roupas, abrigo e remédios.

 

A industrialização, impulsionada por combustíveis fósseis e pelo petróleo, está destruindo os ecossistemas vivos da Terra e levando às mudanças climáticas, à perda de biodiversidade que sustenta a vida, a doenças, à destruição de florestas e à extinção de vida vegetal e animal, empurrando-nos rumo à extinção.

 

Respeitar os recursos finitos da Terra é uma postura vital para o estabelecimento da economia do cuidado, criando um ambiente propício para a existência de uma humanidade solidária.

 

2. Inteligência humana, autonomia, liberdade e direitos

 

Desde tempos imemoriais, homem e Terra vêm criando em parceria a biodiversidade do planeta e as bases das relações entre si – uma realidade esquecida desde o início da era industrial e que agora devemos recuperar.

 

A abordagem mecanicista e separativa cartesiana relativa a toda forma de vida reduziu os seres humanos a máquinas, a seres não pensantes e mecânicos, respondendo desapercebidamente às normas e estímulos que lhes são impingidos. A tecnologia de alta frequência e a digitalização debilitam cérebros ao tempo que entorpecem a inteligência humana corroendo o nosso direito fundamental à livre escolha. O big data, os algoritmos, a inteligência artificial (IA) e a robótica surgiram para projetar o futuro da agricultura sem agricultores, da manufatura sem operários, da educação e da informação sem professores, da saúde sem médicos.

 

Economias do cuidado surgem para recuperar a nossa mente, autonomia e potencial criativo visando preservar a nossa liberdade e garantir o nosso direito ao trabalho a serviço da Terra, das nossas comunidades e das futuras gerações. As economias do cuidado estimulam a liberdade criativa, a justiça e a coesão.

 

3. Comunidade regeneradora

 

A vida é um fenômeno comunitário delicado e solidário – tanto na sociedade como na natureza. É um fenômeno relacional, não atomístico. É nas comunidades onde as economias locais de sustento, de saúde e de bem-estar convergem e se regeneram. Relações interpessoais são tecidas com os fios do respeito e da reciprocidade, cultivam a criatividade e o bem-estar. Economias do cuidado, por seu turno, geram harmonia e prosperidade.

 

4. Recuperando o patrimônio da humanidade

 

Economias de cuidado têm por fundamento a recuperação de ativos coletivos e bens públicos, e isso envolve o cuidado com a Terra e o compartilhamento dos recursos que devem estar à disposição de toda a humanidade. E assim temos a coletividade representada por sementes e grãos, pela biodiversidade, pela água e a terra, pelos alimentos e a alimentação; e ainda pelos bens e serviços públicos que as sociedades têm desenvolvido graças ao senso comum de responsabilidades e garantia de direitos coletivos, como o direito ao conhecimento, à democracia, à saúde, à educação, à energia, ao transporte e à moradia.

 

A privatização, as patentes e o cerceamento dos bens comuns são um processo falido de um sistema colonial baseado na extração e na ganância e não têm cabimento nas economias do cuidado. A financeirização e a comoditização da natureza reduzem a Terra e seus recursos a meros ativos financeiros - hoje controlados por bilionários e por fundos de gestão de ativos -, agravam a crise ecológica e colocam em risco comunidades indígenas e pequenos agricultores que sempre fomentaram a biodiversidade e a Terra. A Mãe Terra não está à venda.

 

5. Da competição à cooperação, das economias da ganância às economias do cuidado, das economias extrativas às economias circulares da lei do retorno

 

A cooperação e a sinergia estão entre os fundamentos da economia do cuidado que, por sua vez, respeitam os limites da Terra e são baseadas nas necessidades. Como Gandhi bem nos lembrou: “A Terra tem o suficiente para as necessidades de todos, mas não para a ganância de alguns”.

 

A competição e a ganância violam os processos ecológicos da natureza e destroem a capacidade dos ecossistemas e das comunidades de renovar, regenerar e produzir. As economias da ganância, baseadas no extrativismo e na competição, criam escassez, fome, doença, descartabilidade, desemprego e violência.

 

As economias do cuidado são baseadas em economias circulares, de doação, reciprocidade, compartilhamento e mutualidade: a lei do retorno.

 

As economias circulares aumentam o potencial criativo e regenerativo da sociedade e da natureza. Os subsistemas que orbitam em torno do conceito de economia do cuidado são circulares, locais, participativos e harmoniosos e levam ao bem-estar e à abundância.

 

6. Diversidade e descentralização

 

A globalização levou ao controle centralizado sobre os recursos da Terra, à centralização do controle sobre os mercados e à degradação da qualidade – dos alimentos que comemos e das roupas que vestimos. Qualidade requer cuidados. Economias do cuidado implicam descentralização e democracia participativa, e englobam diversidade cultural e biológica, que aceleram a participação e localização arraigadas em relacionamentos e afinidade.

 

7. Democracia

 

As economias do cuidado são baseadas na igualdade, na justiça e na dignidade para todos e estão no âmago da Democracia Viva do povo, pelo povo, para o povo. Nenhuma pessoa ou espécie é dispensável.

 

Economias do cuidado geram alimentos, saúde e trabalho para todos.

 

Já as economias da ganância são baseadas no controle centralizado, na uniformidade, na dominação, na criação de hierarquias e representam uma ameaça à democracia.

 

A ganância promove o uso de tecnologias negligentes que prejudicam a Terra, os povos e tornam as pessoas dispensáveis.

 

A democracia da Terra é a democracia de toda a vida em interconexão e em participação.

 

8. Consideração e cuidado com os direitos das futuras gerações

 

Os princípios das economias do cuidado são fundados no princípio visionário da Sétima Geração da Confederação dos Iroqueses — civilização pré-colombiana e confederação tribal muito poderosa que existiu no nordeste da América do Norte, a mais antiga democracia participativa viva —, onde o princípio orientador de todas as políticas é a consideração e o cuidado das próximas sete gerações.

 

O princípio manifesta que “em todas as nossas deliberações, devemos considerar o impacto de nossas decisões sobre as próximas sete gerações”.

 

9. Da guerra e dos conflitos à paz e harmonia

 

A ganância e a competição criam conflitos por recursos, guerras por recursos da Terra e guerras que destroem o planeta.

 

Para evitar o colapso ecológico e a extinção de espécies, precisamos parar a guerra contra a Terra e fazer as pazes com o planeta, trabalhando de acordo com as leis da ecologia, respeitando as fronteiras planetárias e os direitos de todas as espécies e de todos os seres humanos, em harmonia como um todo.

 

A paz com a Terra será possível através dos cuidados com o planeta, da regeneração e da cura de ciclos interrompidos e de sociedades destroçadas. Não tirar mais do que precisamos é um ato de paz. Cuidar e compartilhar os dons da Terra são o caminho para a paz.

 

Leia mais

 

  • Vandana Shiva: “A saúde do planeta e a nossa são a mesma”
  • Economia de Francisco. "As economias do cuidado cuidarão da Terra e das futuras gerações". Entrevista com Vandana Shiva
  • Ecofeminismo. Artigo de Vandana Shiva
  • “O Papa transferiu o debate climático de um cálculo numérico para uma questão moral”. Entrevista com Vandana Shiva
  • Um vírus, a humanidade e a terra. Artigo de Vandana Shiva
  • Recuperar a terra, nosso alimento e nossa agricultura. Artigo de Vandana Shiva
  • Vandana Shiva: Fugir para Marte não é uma opção para evitar a extinção
  • Vandana Shiva: “Temos de destruir o mito de que a tecnologia é uma religião que não pode ser questionada”
  • Raiz dos agrotóxicos está nos gases dos campos de concentração, diz Vandana Shiva
  • “A comida é o maior problema de saúde que há no mundo”. Entrevista com Vandana Shiva
  • Um Satyagraha contra a Monsanto. Artigo de Vandana Shiva
  • Depois dos transgênicos, comeremos ''big data''. Artigo de Vandana Shiva
  • "Colocam a humanidade no limite". Para Vandana Shiva, Monsanto é culpada de ecocídio
  • Junto com o papa contra o ecocídio e o genocídio. Entrevista com Vandana Shiva
  • A verdadeira guerra? Contra a Mãe Terra. Artigo de Vandana Shiva
  • Vandana Shiva e a Batalha das Sementes

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • “PEC 215 não é prioridade na minha agenda”, diz presidente da Câmara

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou que, por decisão própria, não pretende pautar propostas polêmicas co[...]

    LER MAIS
  • O agricultor que pode salvar as nossas terras. Artigo de Carlo Petrini

    O Manifesto pela Terra e pelo Homem de Pierre Rabhi (foto) é um verdadeiro programa político.A opinião é de Carlo Petrini, che[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados