O que dizem os documentos do Caminho Sinodal alemão?

Assembleia do Caminho Sinodal alemão. Foto: Maximilian von Lachner | Conferência dos Bispos Alemães

22 Julho 2022

 

Os participantes do controverso "modo sinodal" da Alemanha se reunirão em Frankfurt no início de setembro para a próxima sessão plenária da iniciativa.

 

A última reunião foi em fevereiro onde foram aprovados os projetos de textos.

 

A reportagem é de Luke Coppen, publicada por The Pillar, 18-07-2022.

 

O “Caminho Sinodal” é um processo consultivo – suas decisões não fazem mudanças políticas na Alemanha, mas, dada a participação dos bispos no processo, elas são vistas como um caminho para a Igreja na Alemanha.

 

Na quarta assembleia sinodal - como é conhecido o evento de setembro - alguns textos serão apresentados para uma primeira leitura, e depois uma nova revisão, e outros para uma segunda leitura e adoção como resoluções do Caminho Sinodal.

 

Mas o que os textos considerados pelos membros sinodais realmente dizem? Dê uma olhada.

 

? O 'texto de orientação'

 

O “texto de orientação”, formalmente adotado como resolução da via sinodal em fevereiro, estabelece as bases teológicas da iniciativa – um encontro plurianual de bispos e leigos para discutir quatro temas: poder, sacerdócio, mulheres na Igreja e sexualidade.

 

O documento de 18 páginas define o Caminho Sinodal como “um diálogo realizado em atitude de fé, que leva a ouvir e ver, a julgar e a agir”. Explica que o processo se baseia em fontes que incluem as “Sagradas Escrituras e a tradição, os sinais dos tempos e o senso de fé do povo de Deus, bem como o Magistério e a teologia”.

 

? Diz que “qualquer reforma da Igreja digna de seu nome é medida contra a Sagrada Escritura”.

 

? Descreve a tradição como “uma coisa viva”, contrastando-a com o tradicionalismo, que, diz, apenas reconhece “a penúltima fase da história da Igreja como obrigatória na maioria dos casos, cerceando assim a riqueza da tradição ou forçando-a ao espartilho de uma sistema." Insiste que “as reformas são parte integrante da tradição: o culto muda; a doutrina se desenvolve; a caritas se desdobra”.

 

? O texto convida a Igreja a examinar “os sinais do tempo em busca de vestígios da presença salvífica e libertadora de Deus”. Esses sinais incluem a crise dos abusos, que teve um impacto devastador na Igreja na Alemanha.

 

? Liga a crise dos abusos sexuais aos quatro temas principais da via sinodal, dizendo que os abusos “trazem à tona outras questões da vida da Igreja que em alguns casos estão abertas há muito tempo: a questão do poder e o desejo de a separação de poderes; a sustentabilidade dos modos de vida sacerdotais; o desejo de igualdade de acesso aos ministérios e escritórios da Igreja para todos os gêneros; a falta de recepção da moral sexual da Igreja hoje”.

 

O texto de orientação diz que “o senso de fé dos fiéis” (sensus fidei fidelium) pode surgir “quando uma doutrina da Igreja não é aceita por uma grande parte do povo de Deus, apesar de muitos esclarecimentos e explicações”. Mas reconhece que “dissidências contínuas de forma alguma negam automaticamente a verdade de uma visão teológica ou de uma doutrina que é apresentada”.

 

? O documento descreve o Magistério e a teologia como “variáveis dinâmicas”. Diz que o Magistério não só procura preservar a unidade, mas também possibilitar e proteger “a legítima diversidade de fé e doutrina que sempre pertenceu à vida da Igreja e à ação do Espírito”.

 

O texto argumenta que, na Idade Média, o Magistério havia se “retido” nas disputas teológicas. Mas no século 19, o papado foi fortalecido, criando “um centralismo cujas consequências ainda são sentidas hoje”.

 

“A consequência do Concílio Vaticano I foi que o Magistério Pontifício, por razões apologéticas, reivindicou cada vez mais a tarefa e a competência da teologia para si, e se entendeu como uma instância defensiva definidora da fé diante de uma modernidade que percebia como uma ameaça à fé”, sugere.

 

“Isso dificultou a recepção do conhecimento das ciências humanas e naturais e, portanto, também impediu as tentativas da teologia de abrir novos caminhos de fé em diálogo com o pensamento contemporâneo e tornar a fé em Deus compreensível para as pessoas da época”.

 

O Vaticano II marcou o início de uma nova época e “levou a um novo florescimento da teologia”, argumenta.

 

“O Caminho Sinodal observa que o Magistério Romano também intervém em nosso tempo em processos e discussões contínuas de esclarecimento, e insiste em posições doutrinárias que muitos fiéis, incluindo diáconos, padres e bispos, muito além da Alemanha, não consideram mais compreensíveis”, o texto diz.

 

“A alienação entre os ensinamentos da Igreja e a vida cada vez mais complexa das pessoas que foi observada pelo Papa Francisco e pelo Sínodo da Família [2014-2015] também está se tornando um grande problema na proclamação do Evangelho para as igrejas locais na Alemanha”.

 

⚡ Textos sobre poder

 

O primeiro dos quatro fóruns da via sinodal é dedicado a refletir sobre “Poder e separação de poderes na Igreja – Participação e envolvimento conjunto na missão”.

 

⚡ As primeiras palavras do texto fundacional de 23 páginas , formalmente aprovado como resolução do caminho sinodal em fevereiro, são: “A Igreja Católica está em uma grave crise”. Afirma que “uma mudança das estruturas de poder da Igreja é necessária no interesse de uma inculturação bem-sucedida em uma sociedade livre e democrática baseada no Estado de Direito”.

 

O texto examina como o poder é exercido na Igreja, inclusive na perspectiva do direito canônico. Ela pede mudanças na lei da Igreja para que “se estabeleça um sistema de separação de poderes, participação na tomada de decisões e escrutínio independente do poder, que seja apropriado para a Igreja e que se baseie na dignidade independente de cada pessoa batizada. ”

 

⚡ Há também um texto de implementação , um documento de três páginas intitulado “Envolvimento dos fiéis na nomeação do bispo diocesano”. Discute a variedade de maneiras pelas quais os bispos são selecionados na Alemanha devido a diferenças históricas regionais. O texto, formalmente adotado como resolução da via sinodal em fevereiro, recomenda que os capítulos catedrais, que têm o papel de recomendar candidatos, trabalhem com um corpo eleito representando “todo o povo de Deus na diocese” para determinar a lista de candidatos adequados que o Capítulo envia ao Vaticano.

 

⚡ O texto de ação “Consulta e tomada de decisões conjuntas”, que tem quatro páginas, compromete cada bispo alemão a estabelecer “estruturas vinculativas de participação e co-determinação dos fiéis na diocese que ele lidera com base em sua responsabilidade em todas as questões essenciais da vida da Igreja e da missão da Igreja”, bem como “tomar decisões em interação vinculante com os órgãos sinodais da diocese”.

 

Cada bispo é chamado a estabelecer um “concílio sinodal” em sua diocese. O texto diz que um conselho sinodal “pode modificar projetos de decisões do bispo ou tomar suas próprias decisões sobre assuntos de importância diocesana”. Os conselhos sinodais também devem ser criados nas paróquias. Os membros poderão “contradizer o voto do pároco com uma maioria de dois terços”.

 

⚡ O texto de ação de três páginas “Ombudsperson's Office para a prevenção e reavaliação do abuso de poder por pessoas de autoridade na Igreja” pede a criação e financiamento de “um gabinete de ouvidoria interdiocesana” com um mandato “para prevenir e resolver abusos de poder por parte de indivíduos responsáveis na Igreja”.

 

⚡ O texto de ação de três páginas “Regulamento do sermão” compromete os bispos alemães a revisar seu “Código do Sermão” de 1988, à luz das “mudanças das condições pastorais”, para dar um papel maior aos leigos, especialmente às mulheres. Pede-se aos bispos que “obter licença ( indulto ) da Santa Sé para alterar o regulamento do sermão em vigor hoje, de modo que a preparação e a entrega do sermão também possam ser assumidas nas celebrações eucarísticas aos domingos e dias de festa pelos fiéis”. que são teológica e espiritualmente qualificados, e que são comissionados pelo bispo”.

 

⚡ O texto de ação “Regulamento-quadro para as finanças diocesanas”, de quatro páginas, busca “um regulamento-quadro vinculativo” sobre “a constituição financeira das dioceses alemãs”. Ele diz que são necessários controles mais rígidos para evitar a repetição das “decisões ruins” que “provocaram escândalos” nos últimos anos.

 

⚡ O texto de ação de três páginas “Regulamento-quadro para prestação de contas” estabelece planos para “procedimentos regulares de prestação de contas” para “promover confiança e transparência”. Diz: “Na busca da responsabilização, uma comissão nomeada pela Conferência Episcopal Alemã e pelo Comitê Central dos Católicos Alemães [ZdK] deve elaborar um regulamento-quadro em 24 meses após a adoção desta resolução que garanta padrões mínimos .”

 

⚡ O texto da ação “Garantia de recurso legal” é um documento de duas páginas que busca harmonizar os “códigos de reclamação” das dioceses alemãs. Ele descreve um “sistema de gerenciamento de reclamações” de três níveis, com unidades de reclamações que operam de forma independente, conselhos de arbitragem diocesanos e tribunais administrativos da Igreja.

 

⚡ O texto de ação “Fortalecimento sustentável da sinodalidade: um conselho sinodal para a Igreja Católica na Alemanha” apela para um “órgão consultivo e decisório” permanente em todo o país, composto por bispos e leigos. Uma versão revisada do texto, atualmente disponível apenas em alemão, busca um órgão intermediário conhecido como “comitê sinodal” para estabelecer as bases para a criação de um conselho sinodal nacional, enquanto toma “decisões fundamentais” sobre questões orçamentárias.

 

⛪ Textos sobre o sacerdócio

 

O segundo fórum da via sinodal se concentra na “existência sacerdotal hoje”.

 

⛪ O texto básico, de 11 páginas, reflete sobre a crise dos abusos clericais na Alemanha. Diz: “Há um consenso de que a exaltação e a sacralização do sacerdócio ajudaram a tornar possíveis os abusos, levaram a que as vozes das vítimas fossem ignoradas, os agressores fossem transferidos para outras paróquias e a violência sexualizada fosse ativamente silenciada para proteger a instituição. ” Acrescenta que “esse consenso motiva mudanças sistêmicas drásticas que assustam e inquietam alguns”.

 

E continua: “Trata-se de nada menos do que a questão de se afastar do sistema patriarcal com suas estruturas masculinas e de uma nova abordagem do sacerdócio do ministério dentro do sacerdócio comum de todos os fiéis; sobre questões de afastamento de papéis sacerdotais exagerados e sacralizados e sobre reflexões sobre o envolvimento das mulheres em diferentes níveis da Igreja; sobre questões de se afastar de uma abordagem puramente masculina e celibatária do sacerdócio”.

 

O texto oferece então uma extensa reflexão sobre o papel dos sacerdotes em uma Igreja sinodal.

 

⛪ O texto de implementação de quatro páginas “Prevenção e tratamento dos agressores” apresenta 10 propostas específicas para prevenir o abuso clerical e garantir o tratamento uniforme dos agressores. Isso inclui atribuir a cada infrator um “gerente de caso”.

 

⛪ O texto de implementaçãoDesenvolvimento e profissionalização da personalidade” é um documento de nove páginas pedindo que os bispos alemães e o ZdK criem um grupo de trabalho para produzir “um regulamento-quadro supradiocesano para o desenvolvimento da personalidade dos sacerdotes e agentes pastorais”. Pede-se aos bispos que obriguem “a participação em cursos de formação para permitir a aprendizagem ao longo da vida e comunicar que a fé precisa de uma dimensão histórica para que não se torne uma ideologia”.

 

⛪ O texto de implementação de sete páginas “O voto do celibato no ministério sacerdotal” afirma que o celibato sacerdotal é “de valor”, mas insta o papa a permitir a ordenação de homens casados na Igreja de rito latino, seguindo a prática católica oriental. “Se, por razões de prudência, a votação anterior for considerada muito abrangente, a assembléia sinodal pede ao Santo Padre que considere extensões individuais da prática existente”, diz.

 

♀️ Textos sobre mulheres na Igreja

 

O terceiro fórum da via sinodal diz respeito às “Mulheres nos ministérios e escritórios da Igreja”.

 

♀️ O texto fundamental de 32 páginas, atualmente disponível apenas em alemão, argumenta que “a justiça de gênero na Igreja é uma pedra de toque essencial de uma proclamação credível e eficaz do Evangelho a todas as pessoas”.

 

“Uma distinção entre o diaconato e as outras formas de ministério sacramental é historicamente demonstrável. Um olhar sobre a Igreja universal mostra que a grande maioria das mulheres está comprometida pastoralmente e disposta a assumir a responsabilidade de liderança”, diz o documento, “Mulheres em ministérios e escritórios na Igreja”.

 

“Não existe uma linha ininterrupta de tradição para a exclusão das mulheres do anúncio oficial do Evangelho. Além de declarações supostamente inequívocas no mainstream da tradição teológica em detrimento das mulheres, sempre houve desenvolvimentos contrários. Eles trouxeram novas perspectivas e respostas às demandas da respectiva época e cultura. As mulheres estavam significativamente envolvidas nisso.”

 

“O novo olhar sobre os ofícios nos textos bíblicos e a abordagem da igualdade fundamental de todos os crentes significa colocar a questão do acesso das mulheres ao ofício sacramental no contexto da renovação fundamental da teologia dos ofícios”.

 

♀️ O texto de implementação “Mulheres no ministério sacramental” considera o papel da mulher desde a Igreja primitiva até os dias atuais. Diz que “devido a uma reavaliação da pureza cultual, a repressão e remoção de membros femininos da esfera pública da Igreja começou o mais tardar a partir do século II”.

 

“Assim, a Igreja tomou um caminho em que os carismas e vocações das mulheres foram cada vez mais ignorados e não puderam ser usados para construir a comunidade cristã”, diz. “Isso também está ligado a uma história de dor que levou a experiências de discriminação, polêmicas misóginas e falta de reconhecimento das mulheres com vocação nos séculos anteriores e até os dias atuais.”

 

O documento de quatro páginas diz que as justificativas para “a exclusão das mulheres do ministério sacramental” devem ser examinadas por uma nova comissão com “alto perfil internacional” que “apresentará periodicamente suas descobertas ao público”.

 

Ele pede à Conferência Episcopal Alemã “que assegure que as atividades da comissão sejam recebidas pela Igreja universal”.

 

♀️ O texto de implementação de seis páginas “Diaconato das mulheres” pede a criação do “escritório da diácona”, observando um movimento de longa data na Alemanha em favor das diáconas.

 

♀️ O texto de açãoGestão de paróquias, congregações e espaços pastorais”, outro documento de seis páginas, lamenta como “dolorosa e injusta” a “exclusão de mulheres do ministério ordenado”. Diz que “uma maior participação das mulheres nos ofícios e ministérios da Igreja atualmente só pode ser possível ampliando as competências de leigas qualificadas”. Conclama todas as dioceses alemãs a “promover diferentes modelos de liderança em responsabilidade compartilhada em congregações, paróquias e deados, permitindo que as competências e carismas de mulheres e homens sejam eficazes juntos”.

 

♀️ O texto de ação de três páginas “Mulheres nas Faculdades Teológicas, Institutos e Universidades da Igreja” busca a criação de uma comissão da Conferência Episcopal, apoiada pelo ZdK, para informar anualmente “sobre as medidas de igualdade de gênero e a representação das mulheres” nas faculdades teológicas e institutos da Igreja.

 

Ele pede tanto à conferência quanto ao ZdK para “provocar um aumento significativo na participação de acadêmicas do sexo feminino em seus órgãos consultivos e comissões”. Também insta as dioceses a “incluir conscientemente os estudos da mulher e a teologia feminista no estudo e nos programas de treinamento adicional do pessoal pastoral (incluindo treinamento para sacerdotes e treinamento em comunidades religiosas)”.

 

♀️ O texto de ação de cinco páginas “Intercâmbio de argumentação teológica em contextos eclesiásticos universais” pede aos bispos alemães que defendam “os aspectos temáticos da igualdade de gênero, perspectivas de gênero, participação de mulheres nos ministérios de liderança da Igreja e nas três formas do ofício sacramental” ao longo do processo sinodal global de dois anos que termina com o sínodo sobre a sinodalidade em Roma.

 

♀️ O texto de ação de sete páginas “Presença e Liderança - Mulheres na Igreja e Teologia”, atualmente apenas em alemão, diz que “o objetivo de se tornar uma Igreja equitativa de gênero requer o aumento da presença de mulheres em cargos de liderança, em teologia, pesquisa e ensino e nos órgãos decisórios e consultivos”. Ele recomenda maneiras de atingir esses objetivos.

 

⚤ Textos sobre moralidade sexual

 

O quarto fórum da via sinodal é dedicado a “Vida em relacionamentos bem-sucedidos – Vivendo o amor na sexualidade e na parceria

 

⚤ O texto básico de 28 páginas diz que, embora o ensinamento da Igreja sobre sexualidade não seja “a causa direta” do abuso, ele “forma um pano de fundo normativo que evidentemente tem sido capaz de facilitar tais ofensas”.

 

“A assembleia sinodal está convencida de que não será possível reorientar a pastoral sem redefinir significativamente a ênfase do ensinamento sexual da Igreja”, diz o texto. “A assembléia sinodal, portanto, sugere uma grande re-ênfase na doutrina da Igreja e considera uma necessidade urgente de existir para superar algumas das restrições em questões de sexualidade, por razões de ciência sexual e teologia”.

 

“Em particular, o ensinamento de que a relação sexual só é eticamente legítima no contexto de um casamento legal, e apenas com uma abertura permanente à transmissão da vida, causou uma grande brecha entre o Magistério e os fiéis. Isso ameaça obscurecer completamente outros acentos importantes das Boas Novas de Deus que poderiam ter um efeito libertador na formação de uma sexualidade digna”.

 

O documento observa que a moral sexual é “da competência doutrinal do Bispo de Roma” e diz que suas propostas são, portanto, dirigidas ao Papa “como expressão da Igreja local da responsabilidade compartilhada de todos os batizados e confirmados para o bem de todos”. a Igreja de Cristo”.

 

Apresenta 10 moções, incluindo uma afirmando que “os princípios e critérios de sexualidade vividos no cristianismo - respeito à autodeterminação e sexualidade responsável, bem como fidelidade, permanência, exclusividade e responsabilidade mútua nas relações - também se aplicam aos homossexuais. pessoas” e denunciando “os chamados tratamentos de conversão”.

 

Outra moção diz que “é tarefa da educação sexual, como da educação cristã e da educação como um todo, promover a formação da luxúria sexual que serve à vida e, portanto, consciente e dignamente, ao longo de toda a vida humana, sensibilizá-la para seus momentos de prazer e, assim, protegê-lo da degeneração banalizante”.

 

⚤ O texto de implementaçãoOrdem Básica do Serviço da Igreja”, com quatro páginas, aborda a lei trabalhista da Igreja Católica Alemã, o segundo maior empregador do país depois do Estado. Argumenta que a lei trabalhista eclesiástica, estabelecida em um texto chamado “Ordem Básica do Serviço da Igreja no Quadro das Relações Laborais da Igreja”, é “discriminatória em relação aos funcionários que vivem de forma contrária à moral sexual tradicional da Igreja”.

 

Ele pede uma mudança na lei para que “no futuro não permita mais que decisões sobre uma forma legalmente regulamentada ou não proibida de parceria sejam tomadas como violações de obrigações de lealdade e, consequentemente, impeçam o emprego no serviço da igreja ou rescisão de vínculo empregatício existente”.

 

Acrescenta: “O estado civil pessoal não terá relevância para o emprego ou emprego continuado no serviço da Igreja”.

 

⚤ O texto de implementação de quatro páginas “Cerimônias de bênção para casais que se amam” pede aos bispos da Alemanha “que autorizem oficialmente cerimônias de bênção em suas dioceses para casais que se amam e querem se comprometer, mas para quem o casamento sacramental não é acessível ou que não querem entrar nele.” Sublinha que “isso também se aplica a casais do mesmo sexo com base em uma reavaliação da homossexualidade como uma variante normal da sexualidade humana”.

 

⚤ O texto de implementação de três páginas “Declarações magistrais sobre o amor conjugal” apela ao papa para oferecer “um esclarecimento magistral e uma reavaliação do amor conjugal”. O documento pede mudanças no ensinamento do Catecismo da Igreja Católica sobre a fecundidade conjugal (artigos 2366 e 2367 , 2396 ) e a regulamentação da procriação ( 2368 - 2370 , 2399 ).

 

Ele diz: “A recomendação da Igreja de uma paternidade responsável não está em conflito fundamental com a abertura de um casal aos filhos. Nem a escolha livre e responsável do método de planejamento familiar deve levar a uma rejeição fundamental da procriação e da concepção”.

 

Ele argumenta que a atenção da Igreja aos métodos de contracepção “criou a imagem de uma fixação unilateral da Igreja na genitalidade”.

 

Conclui que “uma padronização detalhada dos atos sexuais pelo Magistério da Igreja contradiz a liberdade dos filhos de Deus, que como casais devem moldar suas vidas e seu relacionamento em responsabilidade mútua”.

 

⚤ O texto de quatro páginas “Reavaliação magistral da homossexualidade”, atualmente disponível apenas em alemão, diz que “as passagens 2357-2359 e 2396 (homossexualidade e castidade) do Catecismo devem ser revisadas” como parte de uma “reavaliação da homossexualidade”.

 

“Decorre dessa reavaliação que a Igreja deve reconhecer que em muitos lugares causou sofrimento e violou a dignidade das pessoas por meio de seus ensinamentos e práticas em relação à homossexualidade”, afirma.

 

Diz que se segue também “que a nenhuma pessoa deve ser negada a assunção de cargos eclesiásticos e a recepção da ordenação sacerdotal, e que nenhuma pessoa que esteja a serviço da Igreja pode sofrer desvantagens profissionais, porque são de orientação homossexual”.

 

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