01 Julho 2022
“Uma coisa que você certamente pode dizer sobre o Papa Francisco: no 10.º ano de seu papado, ele certamente ainda sabe como surpreender”, afirma em editorial o jornal estadunidense National Catholic Reporter, 30-06-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Lembre-se de algumas figuras históricas que estiveram no poder por mais de alguns anos e você notará uma tendência: com o tempo, elas se tornam um pouco previsíveis. As decisões políticas começam a tender para o moderado, as tentativas iniciais de inovação se transformam em esforços de consolidação e as surpresas desaparecem, substituídas por cronogramas que foram cuidadosamente examinados para todas as contingências.
Uma coisa que você certamente pode dizer sobre o Papa Francisco: no 10.º ano de seu papado, ele certamente ainda sabe como surpreender.
Um grande exemplo disso veio no início deste ano, quando o pontífice divulgou seu plano para a expansão da dramática reforma da burocracia do Vaticano. Graças a uma nova constituição apostólica, uma série de coisas outrora impossíveis são agora possíveis. Por exemplo, as mulheres agora podem liderar os escritórios do Vaticano.
Outro exemplo veio em maio. Apesar de não haver necessidade urgente de nomear novos cardeais – atualmente existem 116 cardeais eleitores em todo o mundo, e o limite usual é de 120 – Francisco anunciou que criará 21 novos cardeais, incluindo 16 eleitores, em agosto deste ano.
Além disso, uma das escolhas do papa foi de enviar “um sinal inconfundível” para a Igreja dos EUA, como escreveu o jornalista Michael Sean Winters. O bispo de San Diego, dom Robert McElroy – que pediu uma abordagem mais acolhedora para as pessoas LGBTQIA+ e pela priorização das preocupações ambientais e disse ao NCR que é a favor do retorno à prática de ordenar mulheres como diáconas – agora será um cardeal.
Para aqueles mais acostumados com cardeais estadunidenses convivendo com o grupo conservador do Instituto Napa, ou ansiando por um retorno à missa em latim, as coisas certamente mudaram.
Outros exemplos das surpresas de Francisco podem não ser tão dramáticos, mas certamente são bastante simbólicos. Veja o resumo diário do Vaticano das reuniões oficiais do papa em 20 de junho. “Nesta manhã, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência o padre Richard Rohr”, disse.
As fotos do encontro pintam uma cena adorável: Rohr, um escritor franciscano sobre espiritualidade e globalmente respeitado há muito tempo pelos hierarcas da Igreja por sua abordagem inter-religiosa e dialógica, encontrando o próprio líder da igreja global. Rohr, com quase 80 anos, estava com seu hábito marrom, carregando uma bengala; Francisco, 85, estava em sua cadeira de rodas. Ambos estavam sorrindo amplamente.
Em 2013, Rohr escreveu um artigo para o NCR (e publicado em português pelo IHU) refletindo sobre a primeira grande entrevista de Francisco como papa.
“Ele mudou para sempre a conversação católica”, disse o padre na época. “Nós nunca poderemos voltar atrás completamente.”
Certamente esperamos que sim. Que o papa das surpresas continue surpreendendo.