Calor do oceano, desoxigenação e acidificação são “alarmantes”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

01 Julho 2022

 

As mudanças climáticas estão causando um impacto devastador nos oceanos do mundo, que estão cada vez mais “quentes, ácidos e sem fôlego”.

 

A reportagem é publicada por Organização Meteorológica Mundial – OMM e reproduzida por EcoDebate, 29-06-2022.

 

O calor recorde dos oceanos, a acidificação e a desoxigenação têm grandes implicações para a vida marinha, ecossistemas, segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico, a Conferência dos Oceanos da ONU de 2022 ouvida hoje.

 

“Não há como lidar com o problema climático sem o oceano, e não há como lidar com o problema do oceano sem o clima”, disse o enviado especial presidencial dos EUA para o clima, John Kerry.

 

Falando em um diálogo interativo sobre acidificação, desoxigenação e aquecimento dos oceanos, Kerry disse que a taxa de mudança estava “alarmando até os cientistas mais neutros”.

 

“Essas consequências afetarão todos os seres humanos do planeta”, disse Kerry.

 

O ministro jamaicano Matthew Samuda disse que os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento enfrentam uma ameaça existencial.

 

O tema da Conferência em Lisboa é “Escalar a ação oceânica com base na ciência e inovação para a implementação do Objetivo 14: balanço, parcerias e soluções”. Isso está de acordo com a Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável, enfatiza a necessidade crítica de conhecimento científico e tecnologia marinha para construir a resiliência dos oceanos.

 

Fonte: WMO

 

O oceano absorve mais de 90% do excesso de calor retido pelos gases de efeito estufa; absorve 23% das emissões de dióxido de carbono; e é a fonte de mais da metade do oxigênio que respiramos.

 

De acordo com o relatório Estado do Clima Global em 2021 da Organização Meteorológica Mundial, o aumento do nível do mar, o calor do oceano, a acidificação dos oceanos e as concentrações de gases de efeito estufa estabeleceram novos recordes em 2021.

 

Os 2.000 m superiores do oceano continuaram a aquecer em 2021 e espera-se que continue a aquecer no futuro – uma mudança que é irreversível em escalas de tempo centenárias a milenares. As taxas de aquecimento dos oceanos mostram um aumento particularmente forte nas últimas duas décadas. O calor está penetrando em níveis cada vez mais profundos. Grande parte do oceano experimentou pelo menos uma onda de calor marinha “forte” em algum momento de 2021, que afeta a vida marinha e os ecossistemas, disse o diretor de serviços da OMM, Johan Stander, na sessão do painel.

 

O nível médio global do mar atingiu um novo recorde em 2021, depois de aumentar em média 4,5 mm por ano no período de 2013 a 2021. Isso é mais que o dobro da taxa entre 1993 e 2002 e é principalmente devido à perda acelerada de massa de gelo das camadas de gelo. Isso tem grandes implicações para centenas de milhões de habitantes costeiros e aumenta a vulnerabilidade aos ciclones tropicais, disse ele.

 

A acidificação dos oceanos, que ameaça organismos e serviços ecossistêmicos e, portanto, a segurança alimentar, o turismo e a proteção costeira. À medida que o pH do oceano diminui, sua capacidade de absorver CO2 da atmosfera também diminui.

 

O relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas concluiu que “há uma confiança muito alta de que o pH da superfície do oceano aberto é agora o mais baixo em pelo menos 26.000 anos e as taxas atuais de mudança de pH são sem precedentes desde pelo menos essa época”.

 

Observações aprimoradas

 

O Dr. Stander enfatizou a necessidade urgente de melhorar e sustentar as observações oceânicas. Existem lacunas de cobertura global significativas na rede de observação, com muitas áreas sub-amostradas.

 

"Precisamos de mais dados. A OMM está trabalhando arduamente para melhorar a disponibilidade e acessibilidade dos dados necessários para melhorar nossa compreensão dos processos complexos. Não podemos agir se não entendermos o problema. Não podemos entender o que não podemos medir”, disse o Dr. Stander.

 

O Conselho Executivo da OMM acaba de aprovar uma proposta para que a OMM desenvolva ainda mais o conceito de uma infraestrutura operacional integrada de monitoramento global de gases de efeito estufa. Isso permitirá uma melhor estimativa dos fluxos de carbono relevantes entre a atmosfera, a terra e os oceanos – incluindo o papel do oceano como sumidouro de carbono.

 

Embora a capacidade de monitorar o conteúdo de calor e aquecimento dos oceanos tenha se desenvolvido consideravelmente nas últimas duas décadas, em particular através do revolucionário conjunto de robôs de perfil Argo, a capacidade de observar a acidificação e a desoxigenação dos oceanos permanece marginal.

 

Dos mais de 10.000 elementos de observação in situ operando no oceano, menos de 5% têm a capacidade de medir pH ou oxigênio dissolvido. O sistema global de observação oceânica oferece serviços críticos para a sociedade, mas enfrenta muitos desafios.

 

“Como podemos estimar, prever ou desenvolver rigorosamente qualquer gêmeo digital com um sistema tão frágil?” disse Matthieu Belbeoch do centro conjunto WMO-IOC UNESCO OceanOPS.

 

“Por favor, não tome o sistema de observação como garantido. Invista seriamente em tempo de navio, bóias de dados e flutuadores de perfil, sensores para permitir uma infraestrutura verdadeiramente global, robusta e multidisciplinar dimensionada para os desafios que estamos enfrentando”, disse ele na sessão plenária.

 

Fonte: WMO

 

Ciência e serviços polares

 

Um evento paralelo da OMM ‘Regiões polares em um clima em mudança: soluções oceânicas através da ciência para serviços’, enfatizou a preocupação com as mudanças rápidas nessas regiões frágeis, onde o aquecimento das temperaturas dos oceanos está causando impactos pronunciados na cobertura de gelo.

 

Os painelistas da Argentina, Canadá, Finlândia e EUA discutiram as vulnerabilidades dessas regiões e como a ciência, a pesquisa e o conhecimento indígena são fundamentais para melhorar a modelagem de mudanças em várias escalas de tempo, de dias a estações e anos.

 

O Dr. Anthony Rea, Diretor de Infraestrutura da OMM, pediu colaboração e coordenação para aumentar as observações, que fornecerão os dados críticos, para melhorar as previsões e alertas precoces para proteger as pessoas, ecossistemas e propriedades ao longo da costa e no mar.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Calor do oceano, desoxigenação e acidificação são “alarmantes” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU