• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Economia circular no enfrentamento da perda da sociobiodiversidade. Artigo de Edson Grandisoli

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Mai 2022

 

"Cerca de 90% da perda de biodiversidade está relacionada, direta ou indiretamente, à extração e processamento de recursos naturais", escreve Edson Grandisoli, Coordenador Pedagógico do Movimento Circular, em artigo publicado por EcoDebate, 20-05-2022.

 

Eis o artigo.

 

Olhe ao seu redor. O que você vê neste momento?

 

Talvez a tela de um computador ou celular, ou até mesmo o papel onde foi impresso esse texto. Madeira, plásticos, metais? Você já se perguntou de onde vem tudo isso até chegar em você?

 

Na verdade, a resposta é bem simples: tudo isso veio do ambiente, ou se preferir, da natureza.

 

Todos os objetos que nos cercam, um dia, foram parte integrante do ambiente. A madeira que veio das florestas ou áreas plantadas; os plásticos originados do petróleo que fica no subsolo; os metais na forma ainda de minérios que formavam cadeias de montanhas em algum ponto do mundo.

 

Para termos acesso a toda essa riqueza natural, temos historicamente desprezado outra muito importante: a biodiversidade.

 

O modelo linear de economia, baseado no tripé extrair-produzir-desperdiçar, tem em sua base a superexploração dos recursos naturais e, para que isso aconteça, diferentes tipos de ambientes, e toda a vida que abrigam, devem simplesmente dar lugar à atividade humana com fins econômicos.

 

A floresta mais biodiversa do planeta, a Amazônia, deve abrir mão de sua biodiversidade, a fim de ceder espaço à mineração, exploração de madeira e pecuária. Os oceanos, ambiente igualmente biodiverso, sofrem com derramamentos de petróleo e com todo o plástico que chega a eles às toneladas diariamente. Os cerrados, e toda sua vida, deixam de existir para dar lugar a enormes monoculturas.

 

Cerca de 90% da perda de biodiversidade está relacionada, direta ou indiretamente, à extração e processamento de recursos naturais, segundo o estudo “O Imperativo da Natureza: Como a economia circular pode enfrentar a perda de biodiversidade”, realizado pela Fundação Ellen MacArthur, o qual ainda afirma que “no setor de alimentos, por exemplo, o desmatamento para a agricultura causa a perda de habitat, enquanto muitas práticas agrícolas convencionais resultam em poluição do ar e da água e na sobre-exploração dos recursos naturais. Na indústria, a produção e o processamento de matérias-primas emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa (GEE) e outros poluentes.”

 

Por conta de nossas escolhas enquanto espécie, temos colocado outras milhares em processo de extinção. Os cientistas consideram que estamos vivendo a sexta extinção em massa da Terra, sendo que a atual tem relação direta com a atividade humana no planeta.

 

Talvez esse seja o grande desafio deste milênio, ou seja, como garantir desenvolvimento humano e conservação da biodiversidade? A economia circular nos fornece pistas e caminhos preciosos na busca por essa resposta.

 

A criação de processos que garantam o reaproveitamento de materiais que já estão em circulação é um dos pontos centrais da economia circular. Esse reaproveitamento nas linhas de montagem reduz a pressão de exploração nos ambientes naturais, colaborando com a conservação da biodiversidade.

 

A produção agroecológica tem se mostrado competente na geração de alimentos de qualidade aliada à conservação do patrimônio natural local, garantindo a segurança alimentar, o direito à vida e o respeito às culturas locais.

 

A inovação tecnológica e o design também têm papel fundamental no desenvolvimento de produtos que podem ter seus componentes reutilizados ou reciclados, bem como criar materiais alternativos que utilizem cada vez menos recursos naturais e que possam retornar à natureza como insumo.

 

Essas atividades já são parte integrante do modo de operação de diversas empresas no Brasil e no mundo. A pauta ESG (Environmental, Social e Governance) e o redirecionamento estratégico de investimentos colaboram diretamente no estímulo à criação de práticas que ainda – mas por pouco tempo – são chamadas de alternativas.

 

Dentro desse cenário de rápida transformação, vale destacar que a conservação da biodiversidade é fundamental para nossa sobrevivência, uma vez que todas as formas de vida têm papel fundamental no equilíbrio ambiental, o que garante o funcionamento de diversos serviços ecossistêmicos essenciais para todos nós, como ter água e ar de qualidade, por exemplo.

 

O relatório da Fundação Ellen MacArthur dá destaque à fundamental conservação da biodiversidade mundial, mas vale o destaque de que os processos associados à economia circular também possuem relação com a conservação de outra forma de diversidade: a sociodiversidade.

 

Quilombolas, indígenas de centenas de etnias, caboclos, caiçaras, ribeirinhos, seringueiros, entre outras dezenas de comunidades e povos tradicionais também são diariamente, e negativamente, afetados por nosso modelo econômico exploratório e poluidor.

 

Preservar a sociobiodiversidade é urgente e a economia circular tem demonstrado seu potencial integrador nessa direção.

 

Leia mais

 

  • Pesquisadores alertam que o Brasil desperdiça o potencial de sua biodiversidade, um ativo único e inigualável
  • A que ponto nos levará a crise de biodiversidade no Brasil e no mundo?
  • Ação humana alterou a biodiversidade do oceano, de bactérias a baleias
  • ‘Um único planeta, uma só saúde’ e a Declaração de Kunming sobre Biodiversidade
  • Áreas protegidas da Amazônia beneficiam as pessoas e a biodiversidade
  • Crises de clima e biodiversidade devem ser tratadas como uma só
  • Terras protegidas reduzem a perda de habitat e protegem espécies ameaçadas, diz estudo
  • Economia circular e a produção de alimentos
  • Economia Circular: Comunidade amazônica transforma resíduos em insumos
  • Economia circular: soluções possíveis para cidades inteligentes. Artigo de Cris Baluta
  • O que as pessoas têm a ganhar com a economia circular?
  • Economia circular: quando o lixo é fonte de lucro
  • A economia circular é apenas uma moda ou é uma necessidade futura?
  • 3 etapas para a implementação de uma economia circular
  • Economia circular e a transformação de produtos em serviços
  • Economia circular é urgente
  • Economia circular pode reduzir o impacto do plástico no meio ambiente
  • A revolução da economia circular: “Proteger o ambiente salva as empresas”

Notícias relacionadas

  • No sólo extraen commodities

    LER MAIS
  • Em 2050, serão necessários quase 3 planetas para manter atual estilo de vida da humanidade

    LER MAIS
  • Entre a biodiversidade e os saberes locais

    LER MAIS
  • Diversidade faz Amazônia resistir ao clima

    Floresta com tipos diferentes de planta se recupera melhor após ser submetida a aquecimento moderado, conclui pesquisa, que ampli[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados