Por: Cristina Guerini | 12 Mai 2022
O Arquivo e o Testemunho, refletindo com Giorgio Agamben, é o título da conferência que será proferida pela Profa. Dra. em Filosofia Márcia Junges, da Unisinos, no dia 13 de maio, das das 9h às 11h. O evento é promovido pelo Grupo de Estudo Educação, Política e Ética - GEPEDE, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, Ceará. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do GEPEDE.
Márcia é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos em cotutela com a Università degli Studi di Padova - UNIPD (Itália). No evento, o tema em discussão é o último capítulo da obra de Agamben O que resta de Auschwitz (AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Trad. Selvino Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008). A publicação faz parte do Projeto Homo Sacer e está numerada como Homo Sacer III. Tratando-se do capítulo O arquivo e o testemunho.
Reprodução da capa da obra O que resta de Auschwitz
É desta forma que Jeanne Marie Gagnebin define a obra do filósofo italiano Giorgio Agamben na apresentação da versão traduzida para o português. Para ela, “O que resta de Auschwitz não significa, então, aquilo que ainda poderia sobrar, permanecer desse terrível acontecimento, algo como um famigerado 'dever de memória', uma expressão cujos usos e abusos são conhecidos. O resto indica muito mais um hiato, uma lacuna, mas uma lacuna existencial que funda a língua do testemunho em oposição às classificações exaustivas de arquivo".
“Podemos dizer que é um livro sobre a dificuldade do testemunho, sobre aquilo que ocorreu não fazer parte do narrável - um paradoxo, porque os únicos capazes de ser testemunhas autênticas foram mortos pela máquina mortífera sistemática nazista. O próprio Agamben diz que essa obra não é uma pesquisa histórica, mas uma pesquisa sobre ética e testemunho”, explica Márcia Junges ao falar sobre o tema que vai discutir durante a palestra.
Card de divulgação do evento
Márcia Rosane Junges é graduada em Comunicação Social pela Unisinos, pós-graduada em Ciência Política pela Ulbra, mestre em Filosofia e doutora em Filosofia pela Unisinos em cotutela com a Università degli Studi di Padova - UNIPD (Itália) através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE Capes. Atualmente é professora tutora da Unisinos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O Arquivo e o Testemunho, um debate sobre a obra de Agamben - Instituto Humanitas Unisinos - IHU