09 Mai 2022
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela Unesco em 2019, como reconhecimento do papel e a contribuição que o quinto mais falado idioma no mundo presta à preservação e disseminação da civilização e da cultura humana.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
Até o final do século, mais de 500 milhões de pessoas no mundo estarão falando português. A estimativa é da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que comemorou, na quinta-feira, 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa (confira a homenagem no site oficial da Unesco). Hoje, o idioma é oficial num universo de mais de 280 milhões de falantes em cinco continentes.
Ela é a mais falada no Hemisfério Sul e língua oficial de três organizações regionais, incluindo a União Africana, a Conferência Geral da Unesco e, claro, a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa e do Brasil (CPLP), que congrega nove Estados-membros.
“Muitas vezes os próprios falantes da língua portuguesa não têm noção do quanto a língua é importante como ativo global e como força que tem no mundo”, declarou para a ONU News o presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, embaixador João Ribeiro de Almeida. “Temos que fazer com que a língua portuguesa seja cada vez mais uma língua de ciência, de investigação e de inovação”, emendou.
Eventos presenciais e virtuais comemoraram o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que este ano prestou homenagem póstuma aos escritores José Craveirinha, de Moçambique, Agostinho Neto, de Angola, José Saramago, de Portugal, e Lima Barreto, do Brasil. O lema das celebrações versou sobre “Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”.
A sede da Unesco, em Paris, reuniu num concerto de gala a cantora moçambicana Assa Matusse, que se apresentou com o Quarteto de São Paulo. Também participaram do concerto a cantora Zalyka, de Guiné-Bissau, Té Macedo, de Angola, e Tocatina, do Cabo Verde.
O Museu do Teatro e da Dança, em Lisboa, reuniu a cantora moçambicana Selma Uamuse, os músicos Luiz Caracol, de Portugal, Ruca Rebordão, de Angola, Fred Martins, do Brasil, e Rolando Semedo, do Cabo Verde.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado pela Unesco em 2019, como reconhecimento do papel e a contribuição que o quinto mais falado idioma no mundo presta à preservação e disseminação da civilização e da cultura humana.
O português é língua oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Biassau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
Países cujo idioma oficial é a língua portuguesa (Foto: Museu da Língua Portuguesa)