14 Março 2022
O governo de Gabriel Boric, que tomou posse no dia 11-03-2022, nomeou o padre jesuíta Felipe Berríos como novo coordenador nacional das ocupações do Ministério da Moradia.
A reportagem é publicada por G5 Notícias, 12-03-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Na carta assinada por Gabriel Roblero, responsável provincial da congregação, detalha-se: “Felipe Berríos encabeçará um novo programa nacional de trabalho nas ocupações do Chile. Enviamos Felipe nesta missão que realizará como jesuíta a serviço do nosso país, para que possa contribuir com sua experiência e trabalho no desenvolvimento de um Chile mais justo e solidário a serviço dos mais pobres”.
El nombramiento del amigo Felipe Berrios me llena de emoción y esperanza.Un reconocimiento a su testimonio y trayectoria.Lejos,un tipo capaz.Chile merece nueva política de vivienda y Felipe Berrios logrará humanizar toda decisión.A disposición mi querido amigo en lo q necesite pic.twitter.com/bD3wE9T9lb
— Ximena Rincón (@ximerincon) March 12, 2022
Ainda, aponta que Berríos “continuará morando na Ocupação de La Chimba”, em Antofagasta, durante o tempo que desempenhar estas funções, e viajará a Santiago e a outras cidades, “quando necessário”.
Felicitaciones al padre Felipe Berríos por su nuevo rol como encargado nacional en trabajo en campamentos desde el Ministerio de Vivienda. Quienes conocemos de su liderazgo, empatía y coraje, sabemos que será un tremendo aporte para avanzar en este difícil y complejo problema! pic.twitter.com/q5AH0uDboJ
— Claudio Orrego L. (@Orrego) March 12, 2022
O governador da região Metropolitana, Claudio Orrego, o parabenizou pela nova função: “Parabéns ao padre Felipe Berríos por seu novo papel como encarregado nacional no trabalho em ocupações pelo Ministério da Moradia. O conhecendo pela sua liderança, empatia e coragem, sabemos que será uma tremenda contribuição para avançar neste difícil e complexo problema”.