15 Outubro 2021
Swamy morreu de COVID-19 em 5 de julho, meses após sua prisão em outubro de 2020 por supostamente apoiar rebeldes maoístas no leste da Índia. A ordem jesuíta e os ativistas de direitos humanos se opuseram veementemente à prisão, classificando-a de motivação política, e negaram que o padre estivesse apoiando os insurgentes.
A reportagem é de Nirmala Carvalho, publicada por Crux, 14-10-2021.
O St Aloysius College em Mangaluru, no estado de Karnataka, queria dar ao parque o nome do jesuíta, levando os nacionalistas hindus a protestarem.
“É um insulto ao sistema social dar o nome dele a um parque”, disse Sharan Pumpwell do Vishva Hindu Parishad (VHP), um grupo de direita.
“A mudança de uma antiga instituição como o St Aloysius College, que contribuiu imensamente para o campo da educação, de nomear um parque com o nome de uma pessoa como Stan Swamy é semelhante a desafiar indiretamente a unidade nacional e tal desenvolvimento é chocante”, disse ele.
O VHP está associado ao Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), um grupo nacionalista hindu. O RSS também está associado ao Bharatiya Janata Party (BJP), que governa a Índia desde 2014.
O padre jesuíta Melwin Joseph Pinto, reitor das Instituições St. Aloysius e vice-presidente da Sociedade Educacional Jesuíta de Mangalore, adiou a renomeação por sugestão das autoridades locais.
“Era para ser uma inauguração privada de um pequeno parque da paz dentro de nosso campus externo chamado AIMIT (Instituto Aloysian de Gestão e Tecnologia da Informação). As ameaças da direita não têm consequências para nós. Não vamos nos acovardar com ameaças. Não nos sentimos intimidados nem permitimos que ninguém nos dite os termos ”, disse, acrescentando que a faculdade falaria com as partes interessadas sobre o assunto.
O Padre Melwyn Pinto, Diretor do Instituto St. Aloysius de Gestão e TI, disse que Swamy foi tratado de forma errada pelo sistema de justiça. (O Padre Melwyn Pinto não é parente do Padre Melwin Pinto.)
“Padre Stan Swamy era um ativista de direitos humanos e passou sua vida lutando pela causa dos tribais de Jharkand [um estado no leste da Índia]. Ele foi injustamente incriminado pelas agências estatais e seu suposto crime não foi provado no tribunal. Portanto, ele permanece inocente até que seja provado como culpado”, disse ele ao Crux.
“Como ele é um campeão dos direitos florestais dos agricultores, queremos nomear o parque da paz em seu nome. Só porque alguns elementos marginais têm alguns problemas com ele, não podemos ser submetidos a seus gostos e desgostos ”, acrescentou.
“Sabemos que não fizemos nada de ilegal. Se eles tiverem alguns problemas, eles precisam entrar em contato com o tribunal e não ordenar que removamos o nome do padre Stan Swamy. Nós nos reservamos o direito de seguir a Constituição da Índia e o direito fundamental de liberdade de expressão e de expressão, especialmente o de expressar nosso respeito e consideração pelo grande defensor dos direitos humanos, o Padre Stan Swamy ”, disse o Padre Melwyn.
A cerimônia de renomeação ainda não foi reprogramada.