23 Agosto 2021
“Um comandante da Polícia Militar de São Paulo está convocando seus “amigos” para a manifestação do dia 7 de Setembro em Brasília, classificada pela Procuradoria-Geral da República como “tentativa de levante”, na qual bolsonaristas pretenderiam atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso em nome da adoção do voto impresso.
O chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7), coronel Aleksander Lacerda, tem sob suas ordens 7 batalhões da PM paulista, cuja tropa de cerca de 5 mil homens é desdobrada em 78 municípios da região de Sorocaba, sede do CPI-7. O oficial afirma ainda que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é “covarde”, que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é uma “cepa indiana” e o deputado Rodrigo Maia, recém-nomeado secretário de Projetos e Ações Estratégicas do Estado, é qualificado como beneficiário de um esquema “mafioso”.
A reportagem é de Marcelo Godoy, publicada por O Estado de S. Paulo, 23-08-2021.
As manifestações do coronel são o mais forte episódio de contaminação do bolsonarismo na PM paulista, pois envolvem um comandante da ativa – o que, segundo especialistas ouvidos pelo Estadão, pode configurar transgressão disciplinar. Elas acontecem em meio à crescente tensão no País com a convocação dos atos do 7 de Setembro. Além dele, militares bolsonaristas da reserva em Estados como Ceará e São Paulo, têm convocados veteranos da PM para os atos. Esse é o caso do coronel Ricardo Mello Araújo, diretor do Ceagesp, que gravou um vídeo em sua conta do Instagram convocando veteranos da Rota.
A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.
Nota do Instituto Humanitas Unisinos - IHU
O jornal O Estado de S. Paulo, na sua página eletrônica, informa na manhã de hoje que o coronel Aleksander Lacerda foi afastado pelo governador Dória.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
7 de Setembro. Chefe de batalhões da PM paulista convoca para ato bolsonarista - Instituto Humanitas Unisinos - IHU