19 Fevereiro 2021
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) lançou uma corrente de oração no início da Quaresma para as vítimas do coronavírus.
A reportagem é de Thérèse Thibon, publicada por La Croix International, 18-02-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Os presidentes das conferências nacionais de bispos da Europa iniciaram uma rede de oração quaresmal e uma corrente de oração eucarística para as vítimas da covid-19.
“Juntos, nós avaliamos a oportunidade, ou melhor, a necessidade de recordar na Santa Missa, de forma particular durante esse tempo de Quaresma, as vítimas, as inúmeras vítimas da pandemia”, anunciou o cardeal italiano Angelo Bagnasco, arcebispo emérito de Genoa e presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
Durante os 40 dias deste tempo em preparação à Páscoa, cada conferência nacional de bispos na Europa organizará pelo menos uma missa pelas vítimas do coronavírus.
“Será como criar uma corrente de orações, uma corrente eucarística em memória e sufrágio de muitas pessoas”, afirmou o cardeal italiano.
“Nós, bispos da Europa, estamos unidos por meio de nossas comunidades cristãs e nossos padres”, continuou o presidente da CCEE.
“Agradecemos a todos aqueles que continuam a se dedicar aos mais necessitados. Nós lhes apoiamos com as nossas palavras e, sobretudo, com as nossas orações, para que o seu empenho e a esperança que todos devemos ter, manter e aumentar possam ajudar-nos a olhar juntos para um futuro melhor”, acrescentou.
As intenções de oração também são pelas famílias enlutadas que perderam aqueles que amavam.
Durante a pandemia, o Papa Francisco enfatizou repetidamente a solidariedade da Igreja com todos aqueles que lutam contra a doença, os infectados, suas famílias, médicos, enfermeiras e voluntários.
O papa também insistiu na importância de a Europa permanecer unida em sua resposta à emergência sanitária.
Quase 780 mil pessoas no Velho Continente morreram devido à covid-19 ou sintomas relacionados a ela, de acordo com o Worldometer.
A iniciativa de oração quaresmal do CCEE foi organizada país por país em ordem alfabética.
Mas o calendário de missas nacionais pelas vítimas da covid é flexível, dependendo das medidas específicas de cada país para limitar as aglomerações públicas.
Em alguns países onde ainda existem rígidas restrições ao culto está previsto que o presidente da conferência episcopal celebre uma missa transmitida pela televisão ou ao vivo nas redes sociais.
Em outros lugares, todas as dioceses celebrarão uma missa quando for o dia designado de seu país.
As conferências episcopais da Albânia e da Áustria lançaram a corrente de oração eucarística na Quarta-feira de Cinzas.
Os bispos da Bélgica devem continuar no dia seguinte.
As três conferências episcopais de língua inglesa da Europa – Escócia, Inglaterra e País de Gales e Irlanda – realizarão sucessivas celebrações eucarísticas para as vítimas da covid do dia 1º a 3 de março, começando na Escócia.
O cardeal Vincent Nichols, presidente dos bispos da Inglaterra e País de Gales, presidirá uma missa em 2 de março que será transmitida ao vivo da Catedral de Westminster, enquanto os outros bispos na conferência devem celebrar liturgias em suas próprias dioceses.
Os bispos irlandeses terão sua missa nacional pelas vítimas da pandemia em 3 de março.
A corrente de oração eucarística será concluída na Quinta-feira Santa (1º de abril) na Hungria e na sede da secretaria geral do CCEE, em St. Gallen, Suíça.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Uma corrente de oração quaresmal na Europa pelas vítimas da covid-19 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU