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Do catolicismo democrático do Concílio Vaticano II à vitória de Biden

Joe Biden. | Foto: Phil Roeder/Wikimedia Commons

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11 Janeiro 2021

O catolicismo democrático foi protagonista da terceira onda democrática, como lembra Samuel Huntington. Pensamos em figuras como Ruiz Gimenez, Pintasilgo, Mazowiecky. Era a onda do Concílio Vaticano II, que por sua vez havia se inspirado na experiência estadunidense após a vitória de Kennedy e nas democracias cristãs europeias.

O comentário é de Stefano Ceccanti, vice-presidente de Libertà Eguale e deputado italiano do Partido Democrático, eleito no colégio de Pisa e Livorno. Professor de Direito Constitucional Comparado na Universidade La Sapienza de Roma. Ex-presidente nacional da Fuci - Federazione universitaria cattolica italiana, seu estudo se centra nas formas de governo e liberdade religiosa. O texto é publicado por Libertà Eguale, 09-01-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo. 

1. O catolicismo democrático foi protagonista da terceira onda democrática, como lembra Samuel Huntington. Pensamos em figuras como Ruiz Gimenez, Pintasilgo, Mazowiecky. Era a onda do Concílio Vaticano II, que por sua vez havia se inspirado na experiência estadunidense após a vitória de Kennedy e nas democracias cristãs europeias. Liberdade religiosa e não apenas tolerância, protagonismo dos leigos católicos, opção preferencial pela democracia (não só eleições, mas também garantia de direitos e separação de poderes, tribunais constitucionais para limitar as maiorias e repartição da soberania em nível superior, por exemplo, com a União Europeia).

2. Depois sobrevieram os anos de regressão, de fechamento defensivo e clerical: a restrição do ensinamento social a questões limitadas, quase exclusivamente ao aborto visto no contexto do direito penal e não na prevenção e nas políticas sociais; centralização interna que comprimiu a autonomia laica que se expressa, por exemplo, com a ideia de recusar a comunhão a quem não compartilhava as mediações consideradas mais justas (porque não é verdade que na política não se negocia, sempre se negocia, o problema é quem o faz e quem define os limites). Mas assim a igreja se tornou parte do problema e não parte da solução. Na lógica limitadora e limitada, a democracia só vai bem quando é aceita a própria abordagem sobre o tema escolhido, senão regride a valor tático. Da Gaudium et Spes se sai para trás, apoiando os invasores do Capitólio. De Murray a Viganò.

3. Houve uma inversão de tendência com o Papa Francisco, que tenta repropor com novas modalidades as aberturas conciliares, mas há muito que recuperar para ser parte da solução e não do problema. Nisso tudo, a vitória de Biden acrescentou um elemento de sintonia e esperança. É uma brecha de esperança.

Leia mais

  • EUA: por dentro do coração de treva. Artigo de Alessandro Portelli
  • “Biden na Casa Branca significa a derrota dos soberanistas católicos.” Entrevista com Maria Antonietta Calabrò
  • Estados Unidos, três dias antes do assalto, o incitamento de Viganò, inimigo do Papa Francisco
  • Joe Biden: “O papa Francisco tem sido muito generoso com a minha família”
  • “Joe Biden segue uma lógica socialdemocrata”. Entrevista com Anton Brender
  • Joe Biden, presidente eleito dos EUA, falou com o papa Francisco
  • Saudações a Joe Biden, o segundo presidente católico dos EUA. Editorial do National Catholic Reporter
  • Biden, católico adulto, libertará o Papa da pressão de Viganò e dos conservadores
  • Itália. Suicídio assistido: “Uma sentença liberal, não libertária”. Entrevista com Stefano Ceccanti
  • O problema é a democracia? O retorno do antiliberalismo católico. Artigo de Massimo Faggioli
  • O que John Courtney Murray diria?

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