18 Novembro 2020
Enquanto o Vaticano finaliza os detalhes do consistório que criará 13 novos cardeais, o papa Francisco fará nesta semana duas mensagens centradas na América Latina e em sua aposta por uma “economia que inclui e não exclui”.
A reportagem é publicada por Télam, 16-11-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
O pontífice mandará na quinta-feira uma mensagem a América Latina sobre “os cenários da pandemia” quando participará de um seminário virtual sobre a região, organizado pelo Vaticano, contará com a presença também de Gustavo Beliz, secretário de Assuntos Estratégicos da Argentina.
O pontífice enviará sua vídeo-mensagem às 16:15 (12:15 de Brasília e Buenos Aires) durante sua participação no seminário online “América Latina: Igreja, papa Francisco e cenários da pandemia”, que ocorrerá em 19 e 20 de novembro, organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina.
O evento se estabelece na “devastadora experiência da pandemia na América Latina” e buscará contar com “o aporte que podem fazer os especialistas em economia e política”.
No evento, organizado também pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais (PASS) e pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), participarão ainda a titular da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Alicia Bárcena.
Dois dias mais tarde, Francisco enviará uma vídeo-mensagem a um encontro sobre economia sediado na cidade italiana de Assis, que começa no dia 19-11, no qual participarão mais de 2 mil jovens de todo o mundo virtualmente, além de Prêmios Nobel e referências de diversas disciplinas.
No sábado, o Papa será responsável pelo encerramento do evento, o qual convocou em maio de 2019 com a ideia de discutir uma “economia diferente, que faz viver e não mata, que inclui e não exclui, que humaniza e não desumaniza, que cuida da criação e não a destrói”.
Depois das duas mensagens desta semana, o Papa ficará focado na preparação do consistório, que em 28 de novembro criará 13 novos cardeais, nove deles com direito a voto no conclave.