• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Digitalização, Mercado e bens simbólicos: a transformação dos atores sociais em produção e recepção

Mais Lidos

  • Bolsa Família evitou mais de 700 mil mortes e 8,2 milhões de hospitalizações entre os mais pobres do Brasil

    LER MAIS
  • Precisamos renovar a forma de vivermos em comum e abandonarmos a perspectiva centrada no ser humano e sua lógica predatória. A tarefa da Filosofia da Tecnologia é fazer da ética o parâmetro para conter tanto a tecnofobia quanto a tecnofilia

    A amizade ecológica como contraponto ao antropocentrismo. Entrevista especial com Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • Ascensão: expandir a visão. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: Guilherme Tenher Rodrigues | 04 Novembro 2020

Os processos de digitalização, acelerados pela pandemia, revelaram algumas tendências que já permeavam o mundo das comunicações online, especialmente aquelas realizadas nas grandes plataformas sociais, transformando o papel dos receptores, criadores de conteúdo, bem como os processos de comercialização de produtos, signos e diferentes serviços. Os Cadernos IHU Ideias número 305 trazem o estudo intitulado “A transformação dos atores sociais em produção e recepção: trajeto empírico-metodológico de uma pesquisa” de Aline Weschenfelder, doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Bens simbólicos

No artigo, Aline escreve que a transformação dos/nos atores presentes nas plataformas sociais “está nas novas condições em que produção e recepção se articulam entre oferta e consumo de bens simbólicos. Se isso já se mostrou forte em tempos anteriores, com o advento da internet esse lugar de observação chama ainda mais atenção para a tensão que envolve estratégias complexificadas entre produtores e receptores de conteúdos [...]". Ademais, a autora relata que:
“A expansão tecnológica, e o amplo acesso que se tem a ela, tornou possível transformar os receptores em um tipo de coprodutores. Os conteúdos chegam até eles que, por sua vez, desenvolvem diferentes formas de manter a produção em circuitos comunicacionais e, principalmente, dando ao produto novos sentidos. Por um lado, a produção adere às lógicas da recepção para garantir, e/ou melhorar, seu posicionamento no mercado midiático; por outro, a recepção se engaja nas estratégias de oferta conduzindo o conteúdo para diferentes espaços (dentro e fora da internet) que podem ser traduzidos em resultados positivos ou negativos para a produção, uma vez que se trata de efeitos impresumíveis”.

Consumo digitalizado e individualizado

Quando questionada sobre o impacto da pandemia nos processos de digitalização, em especial nos processos de comercialização (e-commerce), Aline relata entender “que esses processos já estavam em andamento e que a chegada da pandemia evidenciou a digitalização. Por exemplo, quem já comprava via internet ampliou o consumo por esta modalidade. Mas, além disso, penso que o isolamento social acentuou a exclusão de muitos coletivos, principalmente em relação à falta de acesso e/ou domínio tecnológico. O campo da comunicação foi muito afetado nesse sentido”.

O artigo analisa os processos comunicacionais a partir da plataforma YouTube. Desta forma, quando questionada sobre a influência das plataformas na midiatização, produção e consumo de bens simbólicos, a autora comenta que estas “disponibilizam estratégias de envolvimento que se transformam na medida em que as pessoas – tanto sujeitos em produção como em recepção – fazem uso delas. São produtos de um processo evolutivo da sociedade que se midiatiza cada vez mais e, acredito, que pensar sobre prós e contras ainda possa estar numa esfera muito subjetiva, ou talvez indo além de um pensamento que estaria voltado especificamente para o campo comunicacional”.

Capa de "A transformação dos atores sociais em produção e recepção: trajeto empírico-metodológico de uma pesquisa". Artigo de Aline Weschenfelder. Cadernos IHU Ideias 305

 

O texto está estruturado da seguinte forma:

Midiatização: origem e cenário de um objeto de pesquisa

Narrativa da transformação de uma blogueira em celebridade

Táticas de observação

Considerações finais

O texto integral pode ser acessado aqui.

Leia mais

  • A geração que não assiste mais TV e corre atrás dos 'youtubers'
  • Juvenilização da sociedade contemporânea, tecnologias e youtubers em debate, hoje, no IHU
  • Youtubers ou inquisidores, profetismo ou difamação: desafios para a evangelização no universo cultural nas redes sociais
  • Adolescentes utilizam cada vez menos o Facebook e preferem o YouTube e Instagram
  • Blogosfera de extrema-direita faz da "Alt-Right" um fenômeno global
  • Blogueiros viram alvo principal de violência contra comunicadores no Brasil, diz ONG
  • Sociedade civil e era digital: velhas questões, novos desafios na era da sociedade da plataforma
  • Ameaças do capitalismo de plataforma podem ser ainda mais letais na pandemia. Entrevista especial com Juliette Robichez
  • O fenômeno da midiatização e as instituições
  • Semiose e midiatização, um modo de interpretar o mundo
  • A complexificação das sociedades contemporâneas ampliada pela midiatização
  • A midiatização e os governos latino-americanos. Entrevista especial com Antonio Fausto Neto.
  • "O processo de midiatização nos coloca em outra ambiência social". Entrevista especial com Pedro Gilberto Gomes
  • O impacto da midiatização na sociedade latino-americana. Entrevista especial com Pedro Gilberto Gomes
  • Digitalização de relações sociais leva à instabilidade comunicacional. Entrevista especial com Otávio Vinhas
  • Digitalização, política e inteligência artificial
  • A ‘bolha’ dos 'digital influencers'
  • Os monopólios digitais e a espiral da vigilância comercializada. Entrevista especial com Jonas Valente
  • “A atual loucura digital é um veneno para as crianças”. Entrevista com Michel Desmurget
  • As três funções da linguagem digital e suas consequências. Artigo de Luciano Floridi

Notícias relacionadas

  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Indústria da doença, lucro vertiginoso

    "O setor privado financia a grande mídia, que aceita o jogo imoral por ele praticado. Ao assistirmos aos principais telejornais, [...]

    LER MAIS
  • África poderia alimentar o mundo inteiro

    A agricultura africana pode alimentar o mundo? A resposta é “sim”. Embora ousada, a afirmação se baseia em fatos concretos.[...]

    LER MAIS
  • Um estilo evangelizador: o horizonte eclesial da Evangelii gaudium

    A “forma” da Evangelii gaudium está muito embebida em um ponto extremamente relevante da sua “substância” comunicativa: [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados