A Criação em foco: vida nova na horta

Foto: Paul Jeffrey | NCR

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Setembro 2020

Durante este Tempo da Criação, o fotógrafo Paul Jeffrey nos leva pelo mundo “A Criação em foco” com sua câmera e sua fé.

A reflexão é de Paul Jeffrey, cofundador da organização Life on Earth Pictures, publicada por National Catholic Reporter, 31-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.


Rhoda Nyoni carrega seu filho Moisés às costas enquanto irriga uma horta comunitária em Kayeleka Banda, Malawi. Foto: Paul Jeffrey | NCR

A Criação significa vida nova, cíclica e repetidamente. Vejo nesta imagem de Rhoda Nyoni, que carrega nas costas seu filho Moisés enquanto irriga uma horta comunitária em Kayeleka Banda, Malawi. Nyoni está grávida, e um programa da Igreja trabalha com ela e outras mulheres da aldeia para que elas e seus filhos recebam um apoio nutricional e atenção sanitária.

Não se pode separar o cuidado do planeta do cuidado da saúde e da dignidade das pessoas e das famílias. A agricultura sustentável e respeitosa com o meio-ambiente contribui para o bem-estar, tanto dos que cultivam os alimentos como de quem os consome. Se buscamos o verdadeiro empoderamento das mulheres e a proteção das crianças, temos que assumir compromissos pessoais, comunitários e políticos para trabalhar por um mundo saudável no qual as famílias podem prosperar.

A pandemia do coronavírus revelou nossa própria fragilidade e as desigualdades de nossas sociedades. No entanto, ressaltou também nossa interdependência, entre as pessoas e com os ecossistemas da Terra. Este Tempo da Criação nos dá a oportunidade de renovar nossa relação com toda a Criação, refletir sobre nosso uso dos recursos finitos do planeta, rezar por nossa cura e a do mundo, e nos comprometermos com viver em sintonia com a Terra.

Curar o planeta não é uma vocação elitista que ignora temas como a justiça e a marginalidade. A doutrina social da Igreja deixa claro que é uma luta. A “justiça ambiental” é um conceito amplo que nos desafia a encarnar em cada comunidade a abundância de vida que os Evangelhos nos prometem.

Leia mais