Francisco prepara uma encíclica sobre a “Fraternidade” e o mundo pós-pandemia, talvez para o dia de São Francisco, 4 de outubro

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Agosto 2020

O papa Francisco publicará, entre final de setembro e início de outubro, um novo documento que se soma como “central” para a segunda parte de seu pontificado. Tratará de um escrito para o mundo pós-pandemia do coronavírus, com um eixo central na “Fraternidade Humana”, aprofundando as linhas que já esboçou no documento assinado em Abu Dhabi, em fevereiro de 2019, e que o ratificará como um líder centrado no diálogo inter-religioso e na busca da paz entre e desde as religiões.

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 28-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“Em breve o Papa publicará uma encíclica sobre o tema da fraternidade humana”, revelou esta semana o sempre bem informado bispo de Rieti (Itália), Domenico Pompili.

Segundo o que foi informado ao Religión Digital, a sala de imprensa da Santa Sé prepara a apresentação do documento para final de setembro, no que será a próxima conferência de imprensa. Outra vozes sugerem que a data de publicação pudesse ser em 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

Sobre o conteúdo, o texto aprofundará as linhas que Francisco já estabeleceu no Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência, assinado em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, com o grande imã de Al-Azhar.

“Curando o mundo” nas audiências gerais de agosto

Ademais, incorporam-se, desenvolvidas, as linhas para o mundo “pós-pandemia” que o Papa traçou nas missas matutinas na Casa Santa Marta durante a primeira parte do confinamento e depois desde o retorno das audiências gerais, em agosto, com o título “Curando o mundo”.

De fato, dias antes da publicação da nova encíclica, em 15 de setembro, o Papa participará, com vídeo-mensagem, na Assembleia Geral das Nações Unidas, também centrando as linhas e reflexões para o mundo pós-pandemia.

Leia mais