Francisco prepara uma encíclica sobre a “Fraternidade” e o mundo pós-pandemia, talvez para o dia de São Francisco, 4 de outubro

Mais Lidos

  • Como o Papa Francisco está tentando “feminilizar” a Igreja

    LER MAIS
  • “Os maus-tratos aos animais é uma expressão do mal e da nossa incapacidade de aceitar os outros”. Entrevista com Corine Pelluchon

    LER MAIS
  • Israel-Palestina. Um soldado se sacrifica e um primeiro-ministro renuncia: o genocídio em Gaza provoca ações desesperadas

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Agosto 2020

O papa Francisco publicará, entre final de setembro e início de outubro, um novo documento que se soma como “central” para a segunda parte de seu pontificado. Tratará de um escrito para o mundo pós-pandemia do coronavírus, com um eixo central na “Fraternidade Humana”, aprofundando as linhas que já esboçou no documento assinado em Abu Dhabi, em fevereiro de 2019, e que o ratificará como um líder centrado no diálogo inter-religioso e na busca da paz entre e desde as religiões.

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 28-08-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

“Em breve o Papa publicará uma encíclica sobre o tema da fraternidade humana”, revelou esta semana o sempre bem informado bispo de Rieti (Itália), Domenico Pompili.

Segundo o que foi informado ao Religión Digital, a sala de imprensa da Santa Sé prepara a apresentação do documento para final de setembro, no que será a próxima conferência de imprensa. Outra vozes sugerem que a data de publicação pudesse ser em 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

Sobre o conteúdo, o texto aprofundará as linhas que Francisco já estabeleceu no Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência, assinado em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, com o grande imã de Al-Azhar.

“Curando o mundo” nas audiências gerais de agosto

Ademais, incorporam-se, desenvolvidas, as linhas para o mundo “pós-pandemia” que o Papa traçou nas missas matutinas na Casa Santa Marta durante a primeira parte do confinamento e depois desde o retorno das audiências gerais, em agosto, com o título “Curando o mundo”.

De fato, dias antes da publicação da nova encíclica, em 15 de setembro, o Papa participará, com vídeo-mensagem, na Assembleia Geral das Nações Unidas, também centrando as linhas e reflexões para o mundo pós-pandemia.

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco prepara uma encíclica sobre a “Fraternidade” e o mundo pós-pandemia, talvez para o dia de São Francisco, 4 de outubro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU