Uma encíclica sobre a fraternidade em breve do Papa Francisco

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • "Estamos nos tornando cada vez mais solitários e mais tolos". Entrevista com Carmody Grey, a filósofa que disse não à Anthropic

    LER MAIS
  • Mulheres estudantes da Escola Nacional de Belas Artes em exposição de trabalhos em 1935

    O esquecimento das mulheres na história da arquitetura e do urbanismo brasileiro: “Estiveram na Escola Nacional de Belas Artes desde o início”. Entrevista com Camila Belarmino

    LER MAIS
  • Ministério ordenado: ontem, hoje, amanhã. Livro de Francisco Taborda. Uma resenha

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

28 Agosto 2020

“Em breve o próprio Papa publicará uma encíclica sobre o tema da fraternidade humana”, disse monsenhor Domenico Pompili, bispo de Rieti, na quarta-feira, 26 de agosto, por ocasião da assinatura da “Carta de Intenções” com a qual foi constituída a Comissão do VIII Centenário da Regra Franciscana e do Presépio de Greccio (1223-2023).

A reportagem é de Pe. Pietro Messa, ofm, professor de história do franciscanismo na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, publicada por Il Cattolico, 27-08-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Certamente tal documento pontifício retomará o documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum, assinado em 4 de fevereiro de 2019 em Abu Dhabi pelo Papa Francisco e Ahmad Al-Tayyeb, o grande imã de Al-Azhar. Depois de publicada, será a terceira encíclica do Papa Francisco depois da “Lumen fidei” de 2013 e da “Laudato si'” de 2015.

Intervenção de Mons. Pompili e do Padre Fusarelli

Na mesma cerimônia realizada em Rieti, a partir de 2020, centenário do assassinato dos protomártires franciscanos em Marrocos, o Ministro Provincial dos Frades Menores do Lácio-Abruzzo, Pe. Massimo Fusarelli, enumerou as recorrências que ocorrerão nos próximos anos até 2026, aniversário da morte de São Francisco e em que se celebra o aniversário da liturgia natalina desejada por São Francisco em 1223.

Leia mais