• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Segurança alimentar não basta: o alimento exige uma série de direitos”

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • “Se a realidade se assemelha à guerra, extrema-direita e fundamentalismos ganham força porque o horizonte de direitos, proteção e cidadania cada vez mais parecem uma quimera para a maior parte das pessoas”, afirma o economista

    Vivemos num mundo de soma zero. Futuro incerto tende ao protecionismo, isolamento e novas guerras. Entrevista especial com Daniel Feldmann

    LER MAIS
  • Homilia do Papa Leão: a passagem do bastão entre duas angústias. Artigo de Antonio Spadaro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Agosto 2020

Alimento, um direito esquecido. Por que garantir alimento de forma completa e eficaz "implica um sistema de direitos muito mais amplo que a simples segurança alimentar".

Andrea Stocchiero, gerente de políticas da Focsiv, afirma que vista da "periferia" a pandemia está colocando em risco o direito à alimentação. Descobrimos que não se consegue sobreviver na "economia informal".

A entrevista com Andrea Stocchiero é editada por Luca Geronico, publicada por Avvenire, 02-08-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis a entrevista.

Onde está o erro de base neste desenvolvimento que cria "invisíveis sem pão"?

Nós, ocidentais, esta é a primeira leitura, pensamos imediatamente que em alguns contextos, devido à sua história, faltam o estado de bem-estar e a rede de serviços no país como saúde e educação. A outra leitura, que vem do hemisfério sul (vamos pensar, por exemplo, no Majid Rahnema iraniano ou na experiência de Dominique Lapierre) é que nesses países havia anteriormente um sistema de proteção social diferente que, graças a uma forte coesão social dava a todas as pessoas a oportunidade de ter uma vida digna: alimento para todos, mas também dignidade em termos de educação e saúde.

A colonização e a invasão do mercado fragmentaram esse sistema das comunidades locais, criando um grande vazio. O que algumas de nossas ONGs estão tentando fazer hoje é reconstruir, partindo de baixo. Nesse vazio, se sustentam as possibilidades de resposta aos choques cada vez mais frequente que vêm de fora, seja uma pandemia ou grandes investimentos que expulsam as comunidades ou impõem monoculturas.

E agora descobrimos que dezenas e dezenas de milhões de pessoas em poucas semanas acabaram em situação de insegurança alimentar. Mas, se conseguíssemos dar comida a todos, teríamos garantido o direito ao alimento?

O direito à alimentação é muito mais profundo do que apenas a segurança alimentar: esta última consiste em criar as condições para a produção de alimentos e sua distribuição. Mas, para ter condições permanentes de acesso e disponibilidade de alimentos, é preciso dar um salto qualitativo. O direito à alimentação pede para conhecer as específicas condições sociais e econômicas das comunidades ameaçadas pela insegurança alimentar. Por exemplo, os povos indígenas não têm um problema de produção e distribuição de alimentos, mas são colocados em risco quando são rompidos seus tradicionais equilíbrios sociais. O direito à alimentação, para a população indígena, significa garantir o direito à terra, não ser obrigados a uma urbanização forçada e não ter que depender de ajudas. O direito à terra, à educação e à saúde prefiguram um sistema de direitos que, consequentemente, garante o direito à alimentação. Caso contrário, tudo é delegado às ajudas estatais, à beneficência em sentido de dependência ou ao mercado.

A Campanha Caritas-Focsiv visa distribuir alimentos em áreas de crise, mas como podemos combater essa pobreza de alimentos na raiz, como podemos dar o "salto qualitativo"?

Quem coopera agora aprendeu que apoiar o direito à alimentação não significa tanto distribuir a comida, o que certamente deve ser feito em uma emergência como essa. Quando o problema é estrutural, cooperar significa apoiar as lutas dessas comunidades locais, dos agricultores, dos indígenas para que seus direitos sejam reconhecidos. As intervenções de nossos organismos fazem sentido quando estão ao lado daquelas das comunidades locais para dar apoio a seus esforços. Os nossos projetos, incluindo a distribuição durante uma emergência, se inserem em comunidades com as quais existe uma relação de várias décadas e, portanto, é apoiada sua emancipação para ter educação, saúde e uma renda digna. Nossos projetos de intervenção contra o Covid estão dentro desses percursos.

E quando, em escala global, poderemos enveredar por um novo modelo de desenvolvimento?

Quando as regras do mercado mudarem e o Estado reativar políticas que equilibram as desigualdades.

 

Leia mais

  • Desperdício e perda de alimentos. Impactos sociais, econômicos e ambientais. Revista IHU On-Line, Nº 452
  • Alimento e nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio. Revista IHU On-Line, Nº 442
  • Por uma ética do alimento. Sobriedade e compaixão. Revista IHU On-Line, Nº 191
  • Câmara aprova auxílio emergencial para agricultor familiar na pandemia
  • “Encarar a pandemia da desigualdade. Um novo contrato social para uma nova era”. Discurso de António Guterres, secretário-geral da ONU
  • Agroindústria Sustentável: Segurança Alimentar e Nutricional e Transições para a Sustentabilidade
  • “Há alimento suficiente: o problema é a possibilidade igual de acesso”
  • Terras Indígenas na Amazônia são as Áreas de Proteção que mais sofrem pressão por desmatamento, revela Imazon
  • No sudeste do Pará, indígenas enfrentam pandemia com falta de estrutura, demora nos testes e risco de fome
  • Alerta da ONU: “Fome bíblica, 250 milhões sem alimento”
  • Com coronavírus, setor informal é triplamente penalizado
  • Mudanças climáticas podem trazer insegurança alimentar para 90% da população mundial
  • Movimentos preparam banquetaço em prol do direito humano à alimentação
  • No Brasil, um continente de monoculturas banhado em agrotóxicos
  • O impacto da crise no direito a uma alimentação saudável
  • O direito ao alimento como direito político
  • O sagrado direito de alimentar-se: uma excomunhão do deus Mercado.

Notícias relacionadas

  • Ter fome de Cristo

    LER MAIS
  • Vice-presidente Joe Biden, católico, oficializa casamento homoafetivo

    O vice-presidente Joe Biden, católico, oficializou o casamento homoafetivo esta semana, no mesmo momento em que os debates na pol[...]

    LER MAIS
  • A batalha do maracá contra o cassetete e a gravata

    "Foi gratificante acompanhar não apenas uma semana de mobilização pelos direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicion[...]

    LER MAIS
  • Plano de Saúde Acessível ou o desmonte do SUS?

    "A proposta colocada por Barros é ilegítima e inconstitucional, pois não respeita o artigo 196 da CF que, de forma, muito cla[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados