Comissão do Senado vai apurar situação de pastores brasileiros da IURD em Angola

Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola. | Foto: Divulgação/IURD

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam dados iniciais do pleito e tendências para o 2º turno

    1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira

    LER MAIS
  • O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil. Artigo de Bernardo Gutiérrez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

21 Julho 2020

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) encaminhou requerimento extrapauta à casa requerendo a criação de comissão externa temporária, com quatro titulares e quatro suplentes, para verificar, no prazo de 30 dias, a situação de pastores e bispos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, que estariam sofrendo perseguições no país africano.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

“Nunca vi uma situação dessas. Brasileiros sendo ameaçados até de morte. Angola é considerado um país irmão nosso e não podemos admitir uma situação como essa”, afirmou Trad ao repórter Carlos Penna Brescianini, da Agência Senado. Trad é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

O Senado aguarda, agora, a autorização da visita, devido às restrições impostas a estrangeiros por causa do coronavírus, para definir a data da viagem dos senadores.

Pastores dissidentes da IURD de Angola tomaram, no dia 22 de junho, templos da denominação em Luanda e nas províncias de Benguela, Huambo, Malanje, Cuanza Sul e Namibe. Os rebeldes acusam pastores brasileiros da instituição de práticas raciais, discriminação social, abuso de autoridade, falta de respeito, humilhação pública e evasão de divisas.

A IURD está em Angola desde 1992, onde conta com 512 pastores, dos quais 419 são angolanos, 65 brasileiros, 24 moçambicanos e 4 são-tomenses.

 

Leia mais