24 Abril 2020
A Amazônia brasileira vem sofrendo em decorrência do desmatamento, das queimadas, dos avanços agropecuários, da grilagem de terra e das mudanças climáticas. Esses impactos são também sentidos diretamente pelas comunidades indígenas que ali vivem. Em um momento em que, cada vez mais, essas questões estão em pauta, o COMIN – Conselho de Missão entre Povos Indígenas dá visibilidade a um importante povo indígena amazônico, que nos mostra como fazer resistência mantendo-se em seu território: o povo Jamamadi Deni.
A informação é enviada por Daniela Silva Huberty, assessora de comunicação da Fundação Luterana de Diaconia - Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN).
“Povo Jamamadi Deni - festa e resistência na Amazônia brasileira” é o título do material da Semana dos Povos Indígenas 2020, construído junto às pessoas indígenas da comunidade do Tocimão, da Terra Indígena Inauiní Teuiní (AM). O processo de produção desse material aconteceu através de visitas à comunidade Jamamadi Deni, quando foram realizadas entrevistas, filmagens, fotos e também muitos diálogos com diversas pessoas da comunidade.
Mapa Terra Indígena Inauini/Teuini, Boca do Acre e Pauini/AM Fonte: Imazon
Para além de se apresentarem enquanto povo às diversas pessoas que não as conhecem, as pessoas do povo Jamamadi Deni perceberam, neste material, uma oportunidade de ter um registro de sua cultura e seu modo de ser, trazendo sua perspectiva de uso do território com a conservação da natureza. Também puderam pautar temáticas que preocupam a comunidade, a fim de que esse material seja uma ferramenta de luta e protagonismo.
O material permite ainda descobrir com as pessoas Jamamadi Deni a importância da festa: a alegria e os ritos coletivos de agradecimento são também formas de resistir e seguir sendo quem são.
Educação Infantil - Acesse aqui.
Artes visuais - Acesse aqui.
Ciências - Acesse aqui.
Ensino Religioso - Acesse aqui.
Geografia - Acesse aqui.
História - Acesse aqui.