14 Abril 2020
Centenas de crianças de vários coros de toda a França gravaram o Alleluia de Händel “juntas a distância”. Foi um projeto sem precedentes, orquestrado em tempo recorde.
A reportagem é de Malo Tresca, publicada em La Croix International, 13-04-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
No início de abril, quase 250 crianças da Federação Francesa de Pueri Cantores gravaram uma apresentação do Alleluia, de Händel.
O projeto da Páscoa foi organizado em parceria com a Bayard Presse (do grupo editorial La Croix).
O vídeo foi postado no YouTube no dia 9 de abril e também pode ser acessado nos sites Croire e Prions en Église (duas publicações da Bayard), assim como no site da Federação Francesa de Pueri Cantores.
O projeto foi criado por Jean-Michel Schmitt, presidente da federação e diretor do Coral Mulhouse Boys, e pelo padre assuncionista Sébastien Antoni, capelão nacional do movimento e jornalista da Bayard Presse.
“Nós nos perguntamos como poderíamos ajudar as pessoas a ouvirem as vozes dos nossos cantores, já que não há concertos e celebrações agora por causa das medidas de confinamento”, diz Schmitt.
Depois de realizar uma reunião virtual do conselho da federação, ele enviou uma proposta para todos os coros da associação para cantarem o Alleluia de Händel. Cerca de 2.500 crianças pertencem à associação francesa, que inclui coros ligados a pequenas igrejas locais até grandes catedrais.
“Em apenas alguns dias, 250 crianças de 28 coros se inscreveram, e tudo começou rapidamente. É uma forma diferente de continuar a vocação deles de cantar”, diz o Pe. Antoni.
Com a ajuda dos vídeos do YouTube para as várias vozes e a trilha sonora, eles filmaram a si mesmos usando fones de ouvido e cantando a música sozinhos.
“É uma peça difícil para jovens cantores de oito ou nove anos, e foi um verdadeiro desafio para nós”, acrescenta Schmitt.
E ele ficou feliz com “a qualidade do produto final”.
Enquanto isso, os mundialmente famosos “Pequenos Cantores de Paris” (Le Petits Chanteurs à Croix de Bois) também decidiram expressar sua solidariedade aos idosos e a quem cuida deles, oferecendo aos lares de idosos em toda a França cópias gratuitas do seu último CD, “Comme un chant d’espérance”.
Os pequenos cantores estão enviando o disco e uma carta escrita à mão para todas as casas que solicitarem.