40 dias pelo Rio: Navegando juntos a boa nova de Deus a caminho do Sínodo Amazônico - 24º dia

Foto: Ricardo Stuckert

19 Setembro 2019


 

 

Dia 24 de Navegação - 19 de Setembro
Petição permanente para o Sínodo Amazônico no início de cada dia:

“Que o Deus da vida e da beleza, o Espírito Santo que nos impulsiona para mais fraternidade, unidade e dignidade, o Cristo encarnado da Boa Nova, da inculturação e da interculturalidade nos proporcionem serenidade, discernimento e coragem para encontrar novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral neste Sínodo Amazônico. Tudo isso para o bem e a vida de seus povos e comunidades, e para caminhar mais juntos pelo Reino”.

Medite por alguns momentos neste pedido inicial, busque a calma interior para entrar neste momento para navegar pelas águas da Amazônia e a vida da Igreja a serviço de seus povos e comunidades, e para ouvir o chamado de Deus através de sua palavra viva. 

Leitura do dia (cada um e cada uma são convidados a aprofundar a leitura completa de acordo com suas próprias necessidades e critérios):

As obras das suas mãos são verdade e justiça, todos os seus preceitos merecem confiança, são imutáveis nos séculos, para sempre, executados com fidelidade e retidão. Enviou a seu povo a redenção, estabeleceu sua aliança para sempre. Santo e terrível é seu nome. O princípio da sabedoria é o temor do Senhor; sábio é aquele que lhe é fiel; seu louvor permanece para sempre. (Salmo 110, 7-8. 9. 10).

Reflexão sob a perspectiva do Sínodo Amazônico: Este Sínodo não tem outra escolha senão confiar com uma fé inabalável no Senhor. A outra alternativa, e essa não é uma possibilidade para os crentes em um Cristo encarnado, vivo, morto e ressuscitado. Na confiança de Sua palavra, agimos com firmeza e nos levantamos em busca da verdade e da justiça que virão para a Amazônia e seus povos. Seus preceitos afirmam o cuidado da vida e a beleza do criado, e suas promessas são inquebráveis. Vamos confiar na promessa e aliança de que um novo céu e uma nova terra virão onde o que Deus criou nunca será destruído novamente. Que neste Sínodo louvemos a presença de Deus nesta Amazônia e que saibamos como invocar o seu Espírito para falar com paresia e dom de profecia.

 

Contemplação

Contemplemos a imagem deste dia e tomemos um momento para reconhecer nossa própria vida e experiência na Igreja e ao serviço da Amazônia para pedir luz nesta palavra de Deus em preparação para o Sínodo. Escrever meus pedidos particulares e permanecer neles durante este dia. Convidamos você a manter um registro de tudo o que o Espírito nos provoca como preparação interior para o Sínodo AMAZÔNICO.

 

Citação para fechar a meditação

Instrumentum Laboris, Nº. 99: Um aspecto fundamental da raiz do pecado do ser humano consiste em desvincular-se da natureza e em não a reconhecer como sua parte, em explorá-la sem limites, rompendo deste modo a aliança originária com a criação e com Deus (cf. Gn 3, 5). «A harmonia entre o Criador, a humanidade e toda a criação foi destruída por termos pretendido ocupar o lugar de Deus, recusando reconhecer-nos como criaturas limitadas» (LS, 66).

 

Leia mais