19 Agosto 2019
A Conferência de Provinciais Jesuítas na América Latina e Caribe - CPAL se une à Mobilização Mundial pelo Clima, que ocorrerá de 20 a 27 de setembro de 2019, em várias cidades do mundo. O propósito dessa grande mobilização é levantar a voz de protesto ante a crise climática mundial. Exigimos justiça climática para todos!
O presidente da CPAL, padre Roberto Jaramillo, S.J., convida a todos os jesuítas colaboradores e voluntários da Companhia de Jesus em nosso continente a se unir a esta iniciativa liderada por jovens do planeta.
A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Estimados amigos,
Desde 2018, estudantes de todo o mundo têm realizado greves e manifestações pelo clima todas as sextas-feiras, com o propósito de exigir ações ambiciosas que freiem a crise climática e se apoiando no movimento “Fridays for Future”. Na última greve global de 24 de maio, os católicos organizaram mais de 100 manifestações públicas. A data seguinte será 20 de setembro, justo antes de que os líderes mundiais se reúnam nas Nações Unidas para abordar a crise climática.
Eu quero instar a cada um de vocês para que difundam esse chamado urgente para implementar soluções em respeito à emergência climática, e para que a partir das capacidades de cada um e de cada obra ou instituição que lideram (ou onde trabalham) nos unamos nesse dia com uma ação concreta que exija, junto com outros muitos, medidas reais na proteção e defesa da Casa Comum.
Na encíclica Laudato Si’ o papa Francisco nos recorda que a crise climática tem sérias consequências a curto e longo prazo para toda a família humana, e que são os mais vulneráveis os que sofrem injustamente. O papa Francisco se apoia no ensinamento de Bento XVI e dos bispos de todo o mundo quando nos recorda que cuidar da criação é uma forma de amar aos nossos semelhantes e que “viver a vocação de ser protetores da obra de Deus é parte essencial de uma existência virtuosa, não em algo opcional, nem em aspecto secundário da experiência cristã” (Laudato Si’, 217).
Peço encarecidamente que brindemos nosso apoio às manifestações pelo clima de 20 de setembro, e em particular peço a todos que programem seu próprio gesto profético ou, ainda melhor, se unam com outros muitos na sua localidade ou região (crente ou não crentes) em ações que – difundidas nas redes sociais e visibilizadas – façam mais forte esse clamor do gênero humano pela defesa e proteção da Mãe-Terra.
Paz e bênçãos.
Roberto Jaramillo, S.J.
Se desejas conhecer mais sobre a Mobilização Mundial pelo Clima, clique aqui.