Edição 537 da IHU On-Line propõe essa reflexão a partir de uma provocação do Papa Francisco
A fagocitose do capital - e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata é o título do último número da revista IHU On-Line, que começa a circular nessa semana. Recentemente, o Papa Francisco convocou um evento a ser realizado em Assis, Itália, nos dias 26 a 28 de março, em que se debaterá a realização de um pacto por “uma economia diferente, que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a deprecia”. Segundo Francisco, trata-se de “um ‘pacto’ para mudar a atual economia e dar alma à economia do amanhã. Sim, precisamos “re-almar” a economia”, exclama o papa.
A presente edição da IHU On-Line quer contribuir neste debate e traz o tema como central, consciente da capacidade de fagocitose o capital, delinear possibilidades de uma outra economia.
Contribuem para o debate o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, o doutor em Economia pela Unicamp, Guilherme Delgado, o professor da Universidade Federal de Uberlândia José Garlipp, o professor do Departamento de Economia da PUC-SP, João Ildebrando Bocchi, a professora do Instituto de Economia da UFRJ Esther Dweck, o economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP Ladislau Dowbor e os economistas Camila Ugino e Patrick Andrade, além do professor emérito da Fundação Getúlio Vargas Luiz Carlos Bresser-Pereira.
Este número ainda traz a entrevistas com o jesuíta e historiador John O’Malley, que reflete sobre o Concílio Vaticano I, por ocasião do 150º aniversário, o comentário do professor da Universidade Federal do Paraná João Ladeira, que analisa o filme Sobibor, de Konstantin Khabenskiy (2018); e o artigo do professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Jorge Grespan, em apresenta seu novo livro Marx e a crítica do modo de representação capitalista (São Paulo: Boitempo, 2019)