• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Marcha Lula Livre

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

14 Agosto 2018

Os 5 mil camponeses já marcharam cerca de 45 km nos últimos dias; eles chegam à capital federal nesta terça (14).

A reportagem é publicada por Brasil de Fato, 13-08-2018.

Já foram mais de 45 km percorridos por cada uma das três colunas da Marcha Nacional Lula Livre. Após caminharem por cerca de 15 km na manhã desta segunda-feira (13), quarto dia de atividade, os marchantes já chegaram aos arredores de Brasília (DF). Ao longo do percurso, porém, o reconhecimento e carinho da população pelas cidades em que a marcha passa reforçam os objetivos e o esforço dos camponeses.

Galdino da Silva, de 60 anos, aplaudiu os marchantes enquanto a Coluna Tereza de Benguela passava pela cidade Candangolândia (DF) nesta segunda (13). “Minha família é do Nordeste e Lula apoiou a região. Hoje eu acho que ele merece mais uma oportunidade de reconhecimento”, afirmou. Natural de Cajazeiro (PB), Galdino vive há mais de 35 anos em Brasília.

Aos 67 anos, a aposentada Maria Antonia Dalbelo, também da cidade de Candangolândia (DF), vestiu o boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um dos organizadores da mobilização, em apoio à Marcha Lula Livre. “Essa é uma causa minha e de todo o povo brasileiro. A gente vive um regime golpista de usurpadores do poder e uma farsa nunca vista no Brasil. O mundo inteiro sabe que a prisão de Lula é uma grande mentira", denunciou.

Escrevendo história

A sem-terra Juliana Barbosa Oliveira, de 19 anos, deixou seu acampamento São Tomás Balduino, em Quedas de Iguaçu, no Paraná, para se somar aos marchantes. A jovem militante do MST, que integra a Coluna Prestes, tem total convicção do motivo que a levou até a Marcha Lula Livre. “Estou marchando para representar a juventude. Vim com meus amigos para viver um momento histórico do país”, revelou.

Ela terminou o ensino médio no final do ano passado e está se preparando para entrar no curso de Direito. O sonho é se tornar delegada de polícia e enfrentar o preconceito contra o MST. “Atualmente, muitos delegados são contra o MST porque não sabem o que é o Movimento. Quero ter a chance de mudar essa visão errada”, destacou.

O trabalhador rural Airton Augustinho, de 32 anos, também saiu do assentamento onde vive em São Cristóvão do Sul, Santa Catarina, na quarta-feira à tarde e chegou na sexta-feira de manhã em Luziânia, no estado de Goiás, para se unir à Marcha Lula Livre.

Ele viajou com a mãe e afirma que tem orgulho de participar de um momento histórico junto aos seus companheiros. “Deu para fazer vários amigos na conversa dentro do ônibus durante a viagem. A marcha é um momento de união e amizade”, apontou. Sobre o motivo que o levou à marcha, o agricultor respondeu sem pestanejar: “Para Lula ser presidente e melhorar o país”.

Moradora do assentamento Fazenda Anone, em Pontão (RS), a estudante Regiane Souza Oliveira, 26 anos, diz que marcha para exigir seus direitos e mais democracia. “É um momento histórico de luta pela democracia. A gente está escrevendo a história para o futuro”, disse orgulhosa.

“O Judiciário e o poder eleitoral precisam ouvir a voz do povo. O candidato que o povo quer é aquele que está na frente das pesquisas. Que democracia é essa que não respeita a voz do povo?”, questionou a estudante.

Os cerca de 5 mil camponeses que marcham divididos em três colunas se encontram nesta terça-feira (14) na capital federal, dia da chegada da mobilização em Brasília. No dia seguinte, os marchantes participarão do ato de homologação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, último dia para que os pré-candidatos registrem seus nomes ao pleito eleitoral de outubro.

Leia mais

  • 'Só um levante popular tira Lula da prisão', avalia Gilberto de Carvalho
  • ‘Vamos lutar com muito amor para que Lula volte ao nosso meio’, afirma Gilberto Carvalho
  • Carta do MST ao povo brasileiro
  • Após derrotas no STF, militantes decidem fazer greve de fome por Lula
  • O teatro do absurdo no Brasil: o que fazer com a candidatura de Lula?
  • Prisão de Lula reaproxima centrais sindicais
  • "Há uma engrenagem de destruição física e psíquica de Lula na PF em Curitiba", afirma Flávio Koutzii
  • Uma possível era pós-Lula
  • Lula. Inocente ou culpado? Artigo de Raúl Zibechi
  • Ponto de partida é a libertação de Lula. Entrevista com José Luís Fiori
  • Brasileiros se dividem sobre prisão de Lula e desconfiam de seletividade na Lava Jato, diz pesquisa
  • "Há uma política de ódio paranoico que permite o desprezo total por Lula". Entrevista com Tales Ab'Saber
  • Prisão de Lula reacende na PF pressão pelo lema “Justiça é para todos”
  • Análise da política brasileira após a prisão de Lula
  • 'A prisão de Lula é um ataque a todo o campo progressista'
  • Especialistas em Direito veem características 'atípicas' em ordem de prisão de Moro contra Lula
  • Prisão de Lula com hora marcada: o Brasil prende a respiração

Notícias relacionadas

  • Sueldo mínimo: dos décadas de efectos positivos sobre la reducción de la pobreza y de la desigualdad. Entrevista con Alessandra Scalioni (IHU/Adital)

    “No se debe apenas considerar las contribuciones de patrones y empleados como recaudación de la Jubilación, sino también la p[...]

    LER MAIS
  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados