As condições do mercado de trabalho para as mulheres do Vale do Sinos no ano de 2017

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Março 2018

A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre - PED-RMPA é uma investigação realizada pela Fundação de Economia e Estatística - FEEFundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTASFundação Sistema Estadual de Análise de Dados - SEADEDepartamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE e com apoio financeiro do Ministério do Trabalho - MTb. A PED-RMPA constitui em subsídio estratégico para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas de trabalho, emprego e renda. 

De acordo com as informações da PED-RMPA, no ano de 2017 os efeitos da crise ainda se fizeram sentir sobre o mercado de trabalho, a despeito da lenta recuperação observada nos demais indicadores de atividade econômica. O nível ocupacional continuou se reduzindo, ainda que em ritmo menor do que observado no ano anterior, a taxa de desemprego total apresentou nova elevação e o rendimento médio real dos ocupados e assalariados manteve a trajetória de redução observada nos dois anos anteriores. 

Em 2017, as mulheres constituíram a maior parcela dos desempregados na RMPA e no Vale do Rio dos Sinos, apesar de sua restrita participação na força de trabalho. Esse cenário contribuiu para reforçar os fenômenos estruturais que em geral manifestam a participação desigual das mulheres no mercado de trabalho, como a prevalência de ocupações de menor qualidade e formalização, e a remuneração inferior comparativamente à dos homens.

A publicação apresentada foi feita especialmente para a região do Vale do Rio dos Sinos e, lamentavelmente, vem anunciada como uma primeira e última nota. Isso porque duas das suas promotoras estão encerrando suas participações nesta produção: a FEE, que deixa de existir e o DIEESE, que redimensiona suas produções neste tempo de reestruturação da legislação trabalhista

Assim, esta publicação se constitui em anúncio de dados e indicadores reveladores da realidade das mulheres em suas relações com o mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, em denúncia de um conjunto de situações que revelam violações de direitos, das mulheres e de toda a sociedade, que deixa de contar com um trabalho importante e estratégico na construção das políticas de trabalho e de desenvolvimento, possibilitado pela PED. 

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, convida a todos e todas para a leitura destas análises explicitadas em dados, que anunciam realidades cada vez mais limitadoras para a construção de uma sociedade justa e igualitária, que exigem conhecimentos e experiências que façam a diferença.

Acesse aqui a pesquisa. 

Leia mais