• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Doentes de Huntington encontraram no Papa um aliado. O mal tem aparecido na América Latina, onde mal há medicamentos

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Mai 2017

Os doentes do mal degenerativo de Huntington, a "dança de São Vito", encontraram no Papa um aliado, para quem poderão explicar amanhã o esquecimento e a exclusão que eles sofrem em seus países, especialmente na América Latina.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 17-05-2017. A tradução é de Henrique Denis Lucas.

O Papa Francisco receberá amanhã, às 11h no horário do Vaticano (9h GMT) um grupo de familiares e de pessoas que têm o mal de Huntington, um transtorno genético fatal que não tem cura e que afeta 2,7 em cada 100 mil pessoas no mundo, com maior incidência na América Latina.

Esta doença mortal geralmente aparece entre os 30 e os 50 anos de idade de um indivíduo e seus sintomas são os movimentos involuntários juntamente com problemas cognitivos ou de saúde mental, como a depressão, o esquecimento, as alterações de humor e o juízo prejudicado.

Ignacio Muñoz-Sanjuán, Vice-Presidente da Fundação CHDI (Cure Huntington's Disease Iniciative), entidade que se ocupa deste mal, explicou hoje no Vaticano que a doença é "particularmente preponderante na América Latina", ainda que as causas sejam desconhecidas por conta da ausência de "estudos epidemiológicos sérios".

O cientista espanhol assinalou que existem cidades na Venezuela, na Colômbia, no Peru e no Brasil, com cerca de 3 mil a 12 mil habitantes, nas quais de 1% a 5% da população apresentam sintomas, e que entre 30% e 40% da população está em risco de sofrer do mal.

Muñoz-Sanjuán alertou que o mal está crescendo "exponencialmente" na América Latina, uma vez que as famílias ainda são muito numerosas, sobretudo em zonas rurais e pobres, e a doença é genética, ou seja, herdada de geração em geração.

Um caso é o da venezuelana María Esther Soto, que foi a Roma juntamente com seus outros dois irmãos, Fanklin e Yosbely, todos doentes, para pedir ao papa argentino que os ajudassem porque no povoado onde vivem, Barranquitas, eles passam "muitas necessidades".

Maria Esther sofre de Huntington há seis anos, o que pode ser notado pelas constantes convulsões de seus braços.

Emocionada, com lágrimas nos olhos, ela diz que viajou até Roma para pedir por uma melhoria de sua vida e de seus vizinhos.

Outro caso é o da colombiana Dilia, que não têm a doença, mas a conhece perfeitamente: seu marido, que foi portador, morreu deste mal e acabou transmitindo para cada um dos seus nove filhos, dos quais quatro já vieram a falecer.

A porto-riquenha Zoe Cruz chegou ao Vaticano junto a sua mãe, que estava prostrada em uma cadeira de rodas por conta do mal. Ela assegurou que o Huntington faz parte de sua vida, não só porque sua avó e sua tia também sofreram da doença, mas porque ela mesma também foi diagnosticada.

No entanto, em 40 anos, ela não experimentou os sintomas, mas assegura que lhe restam cerca de oito anos de vida normal antes que a doença se ative.

O médico geneticista do Instituto de Pesquisas Genéticas da Universidade venezuelana de Zulia, Ernesto Solís, disse à Agência Efe que os enfermos de seu país vivem "na mais absoluta pobreza" e que a crise de abastecimento agravou a sua situação.

Ele explicou que o Estado, "depois de muitos anos de pressão", conseguiu disponibilizar um medicamento para aliviar os efeitos do Huntington, mas que agora, com a escassez de comida e de remédios, os pacientes não podem acessar o tratamento.

Por outro lado, Solís explicou que os pacientes da "dança de São Vito" também são "marginalizados e discriminados pela sociedade" venezuelana uma vez que, em muitos casos, acredita-se que o mal pode contagiar outras pessoas "como se fosse uma catapora", lamenta o especialista.

O objetivo do encontro com o papa é reivindicar uma ação global que permita investigar tratamentos que ajudem a atenuar as consequências do Huntington, bem como conscientizar e eliminar o estigma social que ainda rodeia o mal.

Leia mais

  • Religião e ciência: uma introdução ao debate
  • Avanço da medicina genômica provoca preocupações éticas entre especialistas
  • Mapa genético é base para futuro dos diagnósticos
  • Mantendo as portas abertas para o diálogo construtivo entre religião e ciência
  • O que significa ser humano se faculdades cognitivas e físicas forem aprimoradas?
  • A Igreja com os doentes de Huntington: "Chega de estigma"
  • O que é o "Mal de São Vito", doença que tanto preocupa o Papa Francisco
  • Papa receberá pessoas que sofrem da doença de Huntington
  • Papa Francisco a 200 pobres e doentes: Vocês são o tesouro da Igreja!
  • Religião e ciência partilham as mesmas raízes: espanto e admiração
  • "Quando se tem fé, estudar o universo com a ciência é um ato de oração", afirma jesuíta astrônomo
  • Qual a ciência mais próxima da fé? A psicologia, e não a astrofísica. Artigo de Carlo Rovelli
  • Academia de Ciências Sociais do Vaticano expressa preocupação por aumento da desigualdade na América
  • Psicanálise, religião e ciência: desafios da sociedade contemporânea. Entrevista especial com Benilton Bezerra Júnior
  • A religião como fonte de utopias salvadoras

Notícias relacionadas

  • As seis perguntas dos presos ao papa na prisão de Rebibbia

    No fim do seu discurso que dirigiu aos detentos da prisão de Rebibbia, em Roma, o papa respondeu a seis perguntas dos presos. Per[...]

    LER MAIS
  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados