21 Março 2017
"Os problemas da pecuária já vêm sendo denunciados há bastante tempo, especialmente por ambientalistas, vegetarianos e veganos. No documentário “Se os abatedouros tivessem paredes de vidro”, narrado por Paul McCartney, é apresentado o sofrimento animal nos abatedouros. O mesmo acontece no documentário “Linha de Desmontagem”. O filme “Cowspiracy” mostra como a pecuária é danosa para o meio ambiente e para o agravamento do aquecimento global. O documentário brasileiro “A Carne é Fraca” mostra como o “hábito banal” de comer carne interfere no meio ambiente, na saúde das pessoas e no direito dos animais", José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 20-03-2017.
Eis o artigo.
A Operação Carne Fraca, desencadeada pela Polícia Federal no dia 18 de março, desvendou o problema da produção e consumo de carne e colocou sob suspeita as grandes empresas do setor, como a JBS, (das marcas Seara, Friboi e Big Frango), e a BRF (Sadia e Perdigão). As evidências apontam para um esquema de pagamento de propinas a fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura para que frigoríficos pudessem vender produtos adulterados. O escândalo envolve mais 30 empresas alimentícias acusadas de mudar a data de vencimento de carnes estragadas, maquiar seu aspecto ou usar químicos. A operação lança dúvidas sobre o agronegócio como sustentáculo da economia brasileira e mostra o quão frágil é a “segurança alimentar”.
Coloca em questão o marketing que usa personalidades da mídia, como Tony Ramos, Roberto Carlos, Fátima Bernardes, Luciano Huck, etc., para vender produtos que não são confiáveis para a saúde humana e do meio ambiente. Coloca ainda sob suspeição o ministro da Justiça Osmar Serraglio, que encontra-se na incômoda condição de matéria-prima da investigação da Polícia Federal, entidade que ele, insuspeitamente, deveria chefiar.
Os problemas da pecuária já vêm sendo denunciados há bastante tempo, especialmente por ambientalistas, vegetarianos e veganos. No documentário “Se os abatedouros tivessem paredes de vidro”, narrado por Paul McCartney, é apresentado o sofrimento animal nos abatedouros. O mesmo acontece no documentário “Linha de Desmontagem”. O filme “Cowspiracy” mostra como a pecuária é danosa para o meio ambiente e para o agravamento do aquecimento global. O documentário brasileiro “A Carne é Fraca” mostra como o “hábito banal” de comer carne interfere no meio ambiente, na saúde das pessoas e no direito dos animais.
Há uma ampla gama de estudos mostrando como a pecuária é danosa para o meio ambiente e os direitos das espécies. Vejam algumas referências abaixo:
Referências:
ALVES, JED. Reduzir a população de bovinos para combater o desmatamento e o aquecimento global, Ecodebate, RJ, 07/02/2014
ALVES, JED. Abolicionismo animal, Ecodebate, RJ, 06/11/2015
Ética e Direitos Animais, Sônia Felipe
A Carne é Fraca – doc. completo
Documentário “Linha de Desmontagem”
Se os abatedouros tivessem paredes de vidro – com Paul McCartney (dublado em português)
“Carne Sofriboi”, chargista Maurício Ricardo
As 10 melhores reações à Operação Carne Fraca da Polícia Federal, Sensacionalista