09 Março 2017
O Papa Francisco sempre surpreende com a escolha de carros. Primeiro foi quando ele parou de utilizar um papamóvel blindado, depois escolheu um Fiat 500L em seu giro pelos Estados Unidos e até um Renault 4L. Agora, para dar o exemplo, decidiu aceitar um dos muitos presentes que recebe diariamente: um carro elétrico. Desta maneira, transformou-se no primeiro líder mundial a utilizar um veículo 100% sustentável.
A reportagem é publicada por Infobae, 06-03-2017. A tradução é de André Langer.
O presente, um Nissan Leaf, foi doado pelo Wermuth Asset Management, um grupo de investimentos alemão especializado em energia renovável. A princípio, de acordo com o jornal alemão Der Spiegel, a empresa tinha dado ao papa um Tesla Model S, mas Francisco pediu um modelo mais simples.
A aceitação do novo carro eco-friendly faz parte de um esforço mais amplo do Vaticano para comunicar uma mensagem sobre a importância de proteger o meio ambiente. De fato, os últimos rumores da casa sagrada do cristianismo asseguram que o banco do Vaticano deixará de investir em negócios relacionados aos combustíveis fósseis. Esta campanha, no entanto, começou com Bento XVI, que, em 2008, decidiu instalar 2.400 painéis solares no pequeno estado romano.
O Leaf é o carro sustentável mais vendido do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Japão – país de origem – e Europa. Nos últimos cinco anos, o grande volume de vendas evitou a emissão de 328.482 toneladas de CO2.
“O fato de que o Papa comece a utilizar um carro 100% elétrico é uma grande notícia para o mundo”, disse o chefe de investimentos Wermuth Jochem Wermuth ao jornal italiano La Repubblica.
E acrescentou: “É um exemplo a ser seguido por outros chefes de Estado e por qualquer pessoa no mundo”.
“Hoje, já não é apenas moralmente correto, mas, além disso, é mais barato ter um carro elétrico, comparado a um carro de motor a combustão”, revelou a empresa.