• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco aos bispos dos EUA: "Criar uma cultura de encontro, não dos muros"

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Novembro 2016

Um apelo que soa quase como uma resposta de Bergoglio a Trump, que insiste em querer impedir novas entradas de latinos nos Estados Unidos. A Conferência Episcopal dos EUA escolheu um texano conservador, mas o vice é hispânico imigrante. Um sinal para o presidente eleito.

A reportagem é do jornal La Repubblica, 15-11-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"O nosso grande desafio é criar uma cultura do encontro, que encoraje os indivíduos e os grupos a compartilhar a riqueza das suas tradições e experiências, a abater muros e a construir pontes." É o que o Papa Francisco ressalta na videomensagem enviada à Assembleia Geral da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, que ocorre em Baltimore.

Um apelo que soa quase como uma resposta de Bergoglio ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que insiste na ideia do muro para evitar novas entradas de latinos nos EUA. O pontífice lembra aos bispos estadunidenses que, "durante toda a sua história, a Igreja do seu país acolheu e integrou novas ondas de imigrantes: na rica variedade das suas línguas e tradições culturais, eles forjaram o rosto mutável da Igreja estadunidense".

Nesse sentido, o Papa Francisco elogia o Encuentro Nacional de Pastoral Hispana/Latina que começará nas dioceses dos EUA em janeiro, para "reconhecer e valorizar os dons específicos que os católicos hispânicos ofereceram e continuam oferecendo à Igreja dos Estados Unidos da América, parte de um processo mais amplo de renovação e de empenho missionário, ao qual todas as suas Igrejas locais são chamadas".

Para o pontífice, "a Igreja, na América como em outros lugares, é chamada a sair do seu ambiente seguro e ser um fermento de comunhão: entre nós, com os outros cristãos e com todos aqueles que buscam um futuro de esperança. Devemos nos tornar cada vez mais plenamente uma comunidade de discípulos missionários. A comunidade cristã deve ser sinal e profecia do plano de Deus para toda a família humana. Somos chamados a ser portadores de boas notícias para uma sociedade assolada por desconcertantes mudanças sociais, culturais e espirituais e por uma crescente polarização", é o pedido do papa.

O que é certo é que, a uma semana das eleições estadunidenses – como ressalta a agência Ansa –, os bispos dos EUA enviam uma dupla advertência para Trump: luz verde sobre o aborto e as políticas pela vida, mas não mexa com os sans papiers. A Conferência Episcopal dos EUA elegeu, nessa terça-feira, a sua nova cúpula, colocando no primeiro lugar o cardeal arcebispo de Galveston-Houston, Daniel DiNardo, conservador, e escolhendo como número dois o arcebispo de Los Angeles, Jose Gomez.

É a primeira vez que um hispânico chega tão alto na hierarquia católica dos EUA. E não só: a práxis manda que o vice-presidente seja eleito presidência ao término do mandato trienal do antecessor. Para Gomez, sacerdote do Opus Dei, isso seria em 2019, a um ano da próxima eleição para a Casa Branca.

Na eleição de Trump, o voto católico foi muito importante. Cerca de 68 milhões nos EUA, os católicos constituem um quarto do eleitorado, e o magnata conquistou 52% deles (em comparação com os 45% de Hillary Clinton) com a promessa de derrubar a decisão da Suprema Corte que, em 1973, legalizou o aborto.

Nessa linha, Trump encontra o consenso dos bispos e, em particular, do seu novo presidente: DiNardo, que em maio definiu Francisco como "vago demais" na defesa da ortodoxia e que, no ano passado, com outros 12 bispos, enviou ao pontífice uma carta contestando a organização do Sínodo sobre a família, esteve na vanguarda nas campanhas das dioceses pela vida, também às vésperas da última eleição.

Mas é a escolha de Gomez que, à luz das posições expressadas por Bergoglio sobre os migrantes, pareceu ser, nos EUA, um sinal claro de rota de colisão. O próprio Gomez é um imigrante nascido no México, e a sua última homilia em uma vigília de oração improvisada antes das eleições foi de defesa das famílias "sem documentos" e do seu medo de serem deportadas ou divididas.

A eleição do arcebispo de Los Angeles também faz parte de uma tendência que vê um forte crescimento da população hispânica especialmente nos Estados do sul. Nos EUA, quatro em cada dez católicos são hispânicos, e eles são a maioria em muitas dioceses. Em Los Angeles, de até 70%.

Leia mais

  • Bispos norte-americanos fazem clara declaração pró-imigrantes ao elegerem Gómez para a direção da Conferência Episcopal
  • Bispos dos EUA escolhem entre fidelidade a Francisco ou "modelo Trump"
  • Uma pauta de Francisco para os bispos dos Estados Unidos
  • EUA. Prevendo a assembleia geral dos bispos: Veremos uma nova direção?
  • Trump & o 'Agnosticismo Constitucional' dos Bispos
  • Ultra-direitistas e trumpistas declarados
  • Trump presidente: "Sinal da crise espiritual dos Estados Unidos. Entrevista com Massimo Faggioli

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados