Cristo no centro: o logotipo da visita do Papa Francisco à Suécia

Arte da Cruz: Christian Ayala

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Outubro 2016

Cristo está no centro de tudo: da cruz e do banquete ao qual são chamados todos os povos da terra. Esse é o motivo inspirador da imagem do logotipo da visita que o Papa Francisco vai fazer à Suécia entre os dias 31 de outubro a 1º de novembro.

A reportagem é do jornal L'Osservatore Romano, 04-10-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Na cruz, está representado Deus uno e trino, criador e reconciliador. Na base, as mãos divinas seguram juntas todas as coisas criadas. Jesus Cristo, Palavra de Deus, tornado presente na Eucaristia, é o cume de toda a vida. Ele sustenta toda a criação e renova a vida do ser humano com a Sua morte e ressurreição. O vinhedo e a vinha representadas simbolizam Cristo e o povo de Deus.

A pomba que se vê em três partes representa o Espírito Santo. É a certeza de que a obra de salvação de Deus continua expressando o seu poder em todo tempo e situação, de acordo com a promessa divina.

A fonte batismal também simboliza a água viva que regenera o ser humano e o insere no corpo de Cristo, na comunhão dos santos. A Eucaristia manifesta a comunhão visível da Igreja. Jesus Cristo, no centro de banquete, se oferece como alimento para a viagem, para fortalecer a unidade e reconciliar todas as pessoas, derrubando os muros de divisão.

A cruz, de fato, representa o desejo mais profundo da Eucaristia compartilhada.

Nota da IHU On-Line:

A cruz, logotipo da visita, é obra do artista salvadorenho Christian Chavarria Ayala. Leia mais aqui.

Leia mais: