Por: Caroline | 08 Setembro 2014
Essa sexta-feira, 05 de setembro, chegará a Lima (Peru) a Comissão Cardinalícia enviada pelo papa Francisco para buscar uma solução de consenso e definitiva entre o Vaticano e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (foto).
A reportagem é publicada por Terra Peru, 04-09-2014. A tradução é do Cepat.
Fonte: http://goo.gl/BJL8CU |
Como informa a revista “Caretas”, a comissão é formada pelos cardeais Peter Erdo, Gerald Cyprien Lacroix e Ricardo Ezzati Andrello.
De acordo com a publicação, as reuniões irão se prolongar até quarta-feira, dia 10 de setembro.
O Vaticano assinala que desde o ano de 1990 pede à universidade que mude seus estatutos de modo que os adeque aos das instituições educativas católicas em relação a gestão de seus bens e patrimônio, o que foi rechaçado pela PUCP.
Em julho de 2012 o Vaticano informou que iria proibir a PUCP de usar os títulos de “Pontifícia” e “Católica”, o que recebeu como resposta da universidade que ela é uma instituição constituída no Peru e que, portanto, se rege pela legislação peruana e não pelo direito canônico. Além disso, respondeu que a denominação utilizada está registrada. Também deixou claro que seus bens são propriedade da universidade e estão protegidos pela Constituição e leis peruanas.