Por: André | 17 Outubro 2012
A Comissão Postuladora para a Causa da Beatificação do Pe. José M. Arizmendiarrieta promove a realização, em Roma, de dois atos com o mesmo título: “A Experiência Cooperativa de Mondragón, suas raízes cristãs e sua potencialidade para promover a Doutrina Social da Igreja, no contexto da Nova Evangelização”.
A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 12-10-2012. A tradução é do Cepat.
No dia 16 de outubro de 2012, na Cidade do Vaticano, no Instituto Maria Bambina, o Pontifício Conselho Justiça e Paz e a Comissão Postuladora reúnem um grupo de bispos e participantes do Sínodo dos Bispos em um ato de apresentação em que irão falar:
Exmo. Sr. Cardeal Peter K. A. Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz;
Exmo. Sr. Cardeal Antonio Cañizares, prefeito da Congregação para a o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos;
Exmo. D. José Ignacio Munilla, bispo de San Sebastián;
Exmo. D. José Luíz Jiménez, engenheiro industrial, ex-diretor do Grupo Cooperativo de Mondragón (MCC) e membro da Comissão Postuladora;
Exmo. D. Juan Manuel Sinde, engenheiro industrial, ex-diretor do Grupo Cooperativo Mondragón (MCC) e secretário da Comissão Postuladora;
Apresenta e modera o ato a Dra. Flaminia Giovanelli, subsecretária do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Às vésperas, no dia15 de outubro de 2012, no Centro de Estudos Eclesiásticos da Igreja espanhola de Santiago e Montserrat apresenta-se a Experiência Cooperativa de Mondragón e o processo de Canonização do Pe. José M. Arizmendiarrieta à colônia religiosa basca-espanhola.
Esta apresentação realiza-se no marco do Sínodo dos Bispos (Roma, 7-28 de outubro) sobre “a nova evangelização para a transmissão da fé cristã” que em seu documento preparatório fala da economia como um dos “novos cenários” da evangelização.
Além disso, acontece no contexto da celebração do Ano Internacional do Cooperativismo, promovido pela ONU (2012).
O Grupo Cooperativo Mondragón é o maior grupo empresarial basco e o sétimo maior entre os principais grupos empresariais espanhóis. Com mais de 83.000 trabalhadores, com ingressos superiores a 15 bilhões de euros e 281 empresas e cooperativas, em mais de 40 países, constitui uma das principais referências da atividade cooperativa em nível mundial.
Seu fundador e referência indiscutível é o sacerdote basco José M. Arizmeniarrieta (1922-1976) que a partir do serviço à formação integral dos jovens da JOC e da Ação Católica em Mondragón – Paróquia São João Batista – impulsionou com eles a criação de um modelo de empresa baseado nos princípios da Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalhador, sua responsabilidade e participação; a prioridade do trabalho sobre o capital e a prevalência do bem comum sobre o benefício individual.
Em 21 de março de 2006, iniciou-se o processo de canonização na diocese de San Sebastián. Desde 06 de maio de 2009 a causa encontra-se na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, ultimando-se o que se conhece como a Positio, amplo documento que propõe e argumenta a tese da santidade do candidato.
No dia 07 de maio de 2009, o então presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o cardeal Renato Martino, visitou Mondragón, dando uma conferência em San Sebastián, a convite da Associação Amigos de Arizmendiarrieta. Também a senhora Flaminia Giovanelli, subsecretária deste organismo conheceu in situ a Experiência Cooperativa no dia 13 de setembro de 2011.
Finalmente, uma delegação da Comissão Postuladora, encabeçada por Javier Retegui, ex-Reitor da Universidade de Mondragón, teve uma reunião, em 24 de maio passado, com o cardeal Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, em sua sede vaticana, no bairro romano de Trastevere, iniciando-se assim os preparativos para estes atos.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Apresentada em Roma a Experiência Cooperativa de Mondragón e de José Arizmendiarrieta - Instituto Humanitas Unisinos - IHU