• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O impossível discernimento "napoleônico" para a Liturgiam authenticam e o Summorum pontificum. Artigo de Andrea Grillo

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Janeiro 2017

“Chegou o momento de reencontrar o sabor da tradição também na liturgia: entregando de volta às Conferências Episcopais uma verdadeira autoridade sobre as traduções nas línguas modernas e, aos bispos individuais, um eficaz discernimento sobre a ‘forma ritual’ a ser empregada na comunidade celebrante que lhes foi confiada.”

A opinião é do teólogo leigo italiano Andrea Grillo, professor do Pontifício Ateneu S. Anselmo, em Roma, do Instituto Teológico Marchigiano, em Ancona, e do Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Giustina, em Pádua.

O artigo foi publicado no seu blog Come Se Non, 19-01-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o artigo.

As discussões destes dias, que entrelaçam questões litúrgicas e questões familiares, trazem à tona uma questão delicada, que, no entanto, merece ser levada em consideração com grande atenção.

As resistências dos quatro cardeais e de alguns bispos à recepção da Amoris laetitia não dizem respeito simplesmente à matéria matrimonial ou familiar, mas também tocam profundamente o modo de considerar o exercício da autoridade. O que alguns sujeitos não conseguem compreender da Amoris laetitia é que, no discernimento, é atribuída uma autoridade não só à lei objetiva, mas também à experiência e à consciência dos “sujeitos” – bispos, párocos e esposos – diferente do “magistério papal”.

Isso, evidentemente, modifica um modelo de pensamento e de ação que, entre o fim do século XIX e o início do século XX, e principalmente a partir do Código de 1917, tentou traduzir todo o Magistério em lei objetiva e toda a “canonística” em “direito canônico”.

À luz desse modelo de compreensão, toda concessão a “outras autoridades”, diferentes da lei objetiva, torna-se concessão insuportável ao relativismo, perda de tradição, negação de identidade.

No campo litúrgico, em vez disso, conhecemos nos últimos 15 anos uma evolução inversa. Tanto no plano da tradução – a partir de 2001 – quanto no plano da utilização do Vetus Ordo – a partir de 2007 – preferiu-se confiscar para a autoridade central toda decisão, buscando subtrair todo discernimento dos bispos e dos presbíteros.

Preferiu-se criar uma “lei objetiva” da tradução e da articulação entre Novus Ordo e Vetus Ordo, para subtrair discricionalidade e discernimento da periferia, atribuindo toda autoridade, respectivamente, à Congregação do Culto e à Comissão Ecclesia Dei.

Assim, com uma operação de centralização sem precedentes, criou-se e alimentou-se um duplo mito: o da “tradução literal” e o de uma presença generalizada de “tradicionalistas”. Sem escutar mais o discernimento local dos bispos no âmbito da tradução e das oportunidades de celebrar segundo o Vetus Ordo, preferiu-se construir o mito de uma fidelidade pura ao latim e de um paralelismo universal entre Vetus Ordo e Novus Ordo.

Eu me pergunto: de onde vem essa vontade centralizadora? Vem de Napoleão e do ideal de uma “lei universal e abstrata” aplicável a todos os casos. Assim, descobrimos que o medo do discernimento, tão típico das reações preocupadas em relação à Amoris laetitia, nada mais é do que um “condicionamento antimodernista”, que aspira a combater o moderno com as suas próprias armas.

A verdadeira tradição, porém, não é essa. A verdadeira tradição é exercer a autoridade reconhecendo a realidade não como oportunidade para a aplicação de uma norma geral, mas como lugar de manifestação da verdade. A verdade não está na lei geral, mas na realidade concreta.

Embora com uma compreensível fadiga, a Amoris laetitia redescobriu a verdadeira tradição no campo familiar. Parece que chegou o momento de reencontrar o sabor da tradição também na liturgia: entregando de volta às Conferências Episcopais uma verdadeira autoridade sobre as traduções nas línguas modernas e, aos bispos individuais, um eficaz discernimento sobre a “forma ritual” a ser empregada na comunidade celebrante que lhes foi confiada.

Leia mais:

  • "Mas será que este papa é kantiano?" Carlo Caffara contra a consciência modernista. Artigo de Andrea Grillo
  • "A Igreja não é o Google Tradutor": os limites da Liturgiam authenticam. Entrevista com Andrea Grillo
  • As dúvidas dos quatro cardeais, como Bacci e Ottaviani em 1969. Artigo de Andrea Grillo
  • "Amoris laetitia": as dúvidas dos cardeais e a pretensão do prefeito. Artigo de Andrea Grillo
  • Só a misericórdia é infalível. Artigo de Andrea Grillo

Notícias relacionadas

  • Vaticano criará comissão para acompanhar a construção das novas igrejas

    Uma equipe para dizer "alto lá!" às igrejas-garagens, a essas arquiteturas atrevidas que correm o risco de desnaturalizar muitos[...]

    LER MAIS
  • Traduzir a tradição: a "virada pastoral" do Concílio Vaticano II e o problema da Liturgiam authenticam. Artigo de Andrea Grillo

    Vincular a tradução litúrgica à "letra" do texto latino significa negar a questão litúrgica e não entender o Concílio Vati[...]

    LER MAIS
  • As "intenções do Vaticano II" e o diaconato feminino: Menke e a paralisia da tradição. Artigo de Andrea Grillo

    "Poderíamos resumir a tese de Menke assim: a elaboração da ‘unidade triádica’ do ministério ordenado – episcopado, pres[...]

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: a "necessidade do sacramento" e o sexo feminino. Artigo de Andrea Grillo

    Se nos limitarmos a conservar um "ordo" que coincide com o ''ordo social medieval", privamo-nos de toda a novidade que a autoridad[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados