Por: André | 20 Fevereiro 2013
O cardeal de Boston, Sean O’Malley, alçou-se entre os possíveis sucessores do papa Bento XVI, que, na semana passada, anunciou sua renúncia para o dia 28 de fevereiro, segundo afirmou nesta quarta-feira o correspondente em Roma da revista National Catholic Reporter, John Allen.
A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 20-02-2013. A tradução é do Cepat.
“A novidade nos últimos dois dias é que de forma inesperada, e entre muitos dos observadores italianos do Vaticano, entre os mais experimentados, logo aparece o nome de (Sean) O’Malley como outro candidato a ser considerado seriamente”, disse Allen a uma rádio de Boston, a WBC News Radio 1030.
Este correspondente afirmou também no portal da NCR que o capuchinho O’Malley “emergiu como possível sucessor de Joseph Ratzinger”, depois que, na semana passada, esta revista publicara algumas notas biográficas sobre 20 cardeais considerados os candidatos com maiores possibilidades de eleição no conclave, entre os quais não estava o cardeal de Boston.
O’Malley converteu-se em arcebispo de Boston em 2003 como sucessor do cardeal Bernard Law, que havia renunciado em consequência dos escândalos vinculados aos abusos sexuais de menores cometidos por sacerdotes católicos, acobertados por seus superiores.
Em março de 2006, o papa Bento XVI elevou O’Malley à categoria de cardeal, que despojou a Arquidiocese de Boston da fama adquirida sob Law e veste regularmente o hábito marrom de sua ordem.
As probabilidades de eleição de um norte-americano como novo chefe da Igreja Católica “são remotas”, disse Allen.
Joseph Ratzinger renunciará ao pontificado às 20h, de Roma, do dia 28 de fevereiro, colocando fim a um papado que começou no dia 19 de abril de 2005, quando foi escolhido no primeiro conclave do terceiro milênio sucessor de João Paulo II.