12 Agosto 2014
O Papa Francisco prestou tributo a seu falecido amigo evangélico, o pastor Tony Palmer, dizendo, numa mensagem especial para a sua Missa de Réquiem, que ele deixou um legado importante para a unidade dos cristãos.
A reportagem é de Christopher Lamb, publicada pelo The Tablet, 08-08-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Palmer, cofundador da Comunidade da Arca, grupo de evangélicos carismáticos dentro da tradição anglicana episcopal, morreu após um acidente de moto na Inglaterra em julho.
O religioso ganhou destaque após convencer o papa a enviar uma mensagem de vídeo para um congresso de líderes evangélicos em Fort Worth, Texas, no começo do ano.
Na quarta-feira, durante a missa na comunidade católica de São João Evangelista, na cidade de Bath, na Inglaterra, a sua esposa, Emiliana, leu a mensagem do pontífice.
Assim diz a mensagem: “Fomos grandes amigos. A sua amizade fraternal e filial me fez muito bem. Tenho a lembrança de um homem livre que viveu na liberdade do espírito. Impaciente, buscou sem descanso a unidade do corpo de Cristo, que está dilacerado e quebrado por causa de nossos pecados”.
E continua: “O seu patrimônio é precioso para todos. O seu patrimônio é a vontade de Jesus expressa em João 17. Os que o amam sintam-se impelidos pelo seu zelo em seguir os seus passos, para caminhar sem descanso preparando a noiva para o noivo que virá”.
Palmer, que estava na casa dos 50 anos, tornou-se amigo do então cardeal Jorge Bergoglio quando esteve em viagem na Argentina. Descrevia o papa como um “pai espiritual”.
Foi ordenado na Comunhão das Igrejas Evangélicas Episcopais, e interessou-se pela questão da unidade dos cristãos depois de um encontro com a Renovação Carismática Católica em Roma.
A sua viúva italiana é católica, bem como seus dois filhos, e frequentava a missa junto de sua família com regularidade.
Nascido na Inglaterra, mudou-se para a África do Sul onde descobriu a fé cristã através de uma igreja evangélica.
Após a eleição de Francisco como papa, os dois se encontraram duas vezes: uma em janeiro deste ano quando convenceu o pontífice a gravar uma mensagem de vídeo, e novamente em 24 de junho, quando apresentou a este uma delegação de eminentes ministros evangélicos.
Depois da Missa de Réquiem, Tony Palmer foi enterrado no cemitério católico de Bath.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Papa Francisco presta tributo ao trabalho de Palmer, bispo evangélico, pela unidade dos cristãos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU