Por: André | 10 Agosto 2015
O célebre diretor de cinema italiano Paolo Sorrentino, ganhador do Oscar em 2013 com o filme A Grande Beleza, começou, na terça-feira passada, a rodar em Roma uma série de ficção para a televisão sobre o primeiro papa ítalo-americano da história, um personagem imaginário.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 08-08-2015. A tradução é de André Langer.
A série, cujo título provisório é Young Pope (Papa jovem) e está projetado para ter oito capítulos de 50 minutos, é uma produção conjunta da Sky Itália, da cadeia estadunidense HBO e do francês Canal+. As filmagens começaram na Vila Médici, a histórica sede da Academia da França, onde, segundo o jornal Il Messaggero, foram reconstruídas as imponentes salas do Vaticano.
O ator britânico Jude Law interpretará o papa na série, enquanto a estadunidense Diane Keaton encarnará a irmã Mary, mão direita do pontífice inventado, que não se inspira no papa inadequado do premiado filme do italiano Nanni Moretti (Habemus papam), nem no real e reinante, o argentino Francisco, explicaram fontes da produção.
Young Pope relata a polêmica história do início do pontificado de Pio XIII, de nome secular Lenny Belardo, um personagem complexo e conflituoso, tão conservador em suas opções que beira o obscurantismo, “mas cheio de compaixão pelos fracos e pobres”, explicou em um comunicado o coprodutor Canal+.
Além da Vila Médici, várias cenas serão rodadas na Vila Lante di Bagnaia, em Viterbo, perto de Roma, no Jardim Botânico, na Vila Phamphili, no bairro de Trastevere, entre outros lugares históricos.
Sorrentino antecipou à imprensa italiana que a série não deverá produzir escândalo, que não fala de aspectos obscuros ou esotéricos e que, ao contrário, abordará a gestão diária do poder, em um duelo entre o humano e o divino.
Junto com Jude Law, a série conta com um elenco de luxo, entre os quais estão Javier Cámara, Célice de France, Ludivine Sagnier, Silvio Orlando, Scott Shepherd, Toni Bertorelli e James Cromwell.