26 Março 2025
Quando os capuchinhos decidiram vender o mosteiro em 2018 e os jesuítas não conseguiram financiar nem a compra nem a reforma, os capuchinhos alugaram o prédio para o Instituto Kolinsky Klaster. Isso fundou a "Academia Cristã Tcheca", da qual Halik é presidente desde 1990.
A reportagem é publicada por katholisch.de, 25-03-2025.
O teólogo e sociólogo praguense Tomáš Halik (76) comprou um mosteiro na cidade de Kolin, na Boêmia Central, da Ordem dos Capuchinhos para preservar o centro de espiritualidade e retiros ali a longo prazo. De acordo com a mídia tcheca, Halík doou o prédio e o terreno ao instituto "Koliner Kloster", que ele apoiava há muito tempo, sem pagar nenhuma taxa ou juros. Entretanto, o instituto é responsável pela operação e pelo programa espiritual do centro.
Após a Revolução de Veludo, em 1989, os capuchinhos recuperaram o mosteiro que havia sido expropriado pelo Estado. Em 1992, eles o alugaram para a ordem dos jesuítas, que ali estabeleceu o noviciado de sua província boêmia. Junto com a paróquia acadêmica em Praga e as irmãs do Carmelo Edith Stein em Praga, os jesuítas usaram o mosteiro como casa de retiro.
Quando os capuchinhos decidiram vender o mosteiro em 2018 e os jesuítas não conseguiram financiar nem a compra nem a reforma, os capuchinhos alugaram o prédio para o Instituto Kolinsky Klaster. Isso fundou a "Academia Cristã Tcheca", da qual Halik é presidente desde 1990.
Halik tem apoiado financeiramente o instituto e seu trabalho cultural e espiritual desde 2014. Para garantir a continuidade da existência da casa, ele usou a herança de seus pais e também dissolveu um fundo no qual havia investido o dinheiro do Prêmio Templeton de 2014, frequentemente chamado de "Prêmio Nobel da religião".
O teólogo, que foi ordenado padre clandestinamente durante a Guerra Fria, é um dos intelectuais católicos mais conhecidos internacionalmente. Seus livros são publicados em grandes edições em inglês, alemão e polonês, entre outros idiomas.