A Operação Verão e o desmonte da profissionalização da Polícia Militar de São Paulo

Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Mais Lidos

  • Comando Vermelho usa drones gigantes para transportar até 20 fuzis FAL ou AR-15 entre favelas no Rio

    LER MAIS
  • Viver em contínuo Pentecostes. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Esse debate se torna ainda mais importante em um ano eleitoral, porque é fundamental assegurar que os resultados positivos no combate à fome sejam preservados, independentemente de qual governo esteja no poder, seja de direita, seja de esquerda ou centro”, afirma o especialista

    "Os dados mostram que o Brasil conseguiu retornar a um nível de insegurança alimentar semelhante ao registrado em 2014, ano em que o país saiu do mapa da fome da ONU". Entrevista especial com Lucas Moura

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

09 Abril 2024

"Essa operação aponta não apenas para uma quebra sistemática da legalidade, mas também para uma degradação dos esforços para modernização das políticas de segurança que levaram a uma redução dos homicídios na última década", escreve a Comissão Arns em nota publicada por sua assessoria de comunicação, 05-04-2024.

Eis a nota. 

A Comissão Arns vem manifestar sua enorme preocupação com os rumos da segurança pública no Estado de São Paulo.

A violenta Operação Verão resultou na morte de 56 pessoas, em sua maioria pobres e negras, tendo sido suspensa após a morte da jovem mãe de seis filhos, que fora buscar um deles na escola. Essa operação aponta não apenas para uma quebra sistemática da legalidade, mas também para uma degradação dos esforços para modernização das políticas de segurança que levaram a uma redução dos homicídios na última década. Como a experiência do Rio de Janeiro deveria nos ensinar, a violência policial não traz segurança à população. Polícia boa é a que respeita a população e cumpre a lei – não a que se aproxima do modus operandi das milícias.

Também são extremamente preocupantes as notícias de aposentadoria forçada de coronéis da PM de São Paulo, que têm resistido ao desmonte das políticas de profissionalização da polícia, que levaram a sua maior eficiência, bem como uma maior conformidade com os limites do Estado de Direito.

A Comissão Arns irá acompanhar e cobrar do Ministério Público e das instâncias federais e internacionais pertinentes a necessária apuração dos fatos e a responsabilização daqueles que tiverem eventualmente violado a lei.

COMISSÃO ARNS

Leia mais