10 Outubro 2023
“É um período extremamente escuro da história da humanidade. Pensávamos que as tragédias ocorridas no século XX nunca mais aconteceriam. Em vez disso, devemos constatar com grande consternação que estamos repetindo erros do passado”. Foi o que disse o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, à margem de uma conferência organizada pela Pontifícia Universidade Gregoriana sobre Pio XII.
A informação é publicada por SIR, 09-10-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.
“A história não nos ensinou nada”, continuou o cardeal, definindo o atual como “um momento de grande perturbação, trágico”. Para limitar o conflito que estourou “de forma completamente surpreendente” em Israel, segundo Parolin, é necessário “o empenho de todos”: “Da nossa parte – afirmou – ninguém imaginava que teria se deflagrado o que foi deflagrado. Uma vez superado este primeiro momento em que é difícil pensar claramente pelo efeito da emotividade do está acontecendo, será preciso refletir para parar com tudo isso”. Embora, admitiu o cardeal, “será difícil parar: foi declarada uma verdadeira guerra. Com os instrumentos da comunidade internacional, também será preciso tentar lançar as bases para uma solução definitiva, porque até que o problema da convivência entre israelenses e palestinos não for resolvido, essas situações correrão o risco de se repetirem com uma ferocidade cada vez maior, como vimos nos últimos dias."
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Cardeal Parolin comenta o ataque contra Israel: “período escuro da história humana”; “estamos repetindo os erros do passado” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU