• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Gianni Vattimo, o “ateu e cristão”. Artigo de Jesús Martínez Gordo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Setembro 2023

  • Ele entendeu que o cerne da revelação cristã era a “kenosis” ou humilhação de Deus que, iniciada com a encarnação e ratificada na cruz, foi consumada na “descida ao inferno”.

  • Acredito que G. Vattimo teve dificuldades em diferenciar a onipotência de Deus – do ponto de vista deísta ou racional e argumentativo ou teísta - da lamentável história de violências e confrontos em que a defesa impositiva e cega de concepções e imaginários arrogantes da divindade.

O artigo é do teólogo espanhol Jesús Martínez Gordo, presbítero da Diocese de Bilbao e professor da Faculdade de Teologia de Victoria-Gasteiz e do Instituto Diocesano de Teologia e Pastoral de Bilbao, publicado por Religión Digital, 21-09-2023. 

Eis o artigo.

Em 20 de setembro de 2023, fiquei sabendo que Gianni Vattimo (Turim, 1936), o pai do chamado "pensamento fraco", defensor do Papa Francisco ("o criticam porque ele está correto") e, ao mesmo tempo, segundo sua própria confissão, "ateu e cristão", faleceu aos 87 anos.

Tive a sorte de ouvi-lo em Nápoles no ano de 1989 e, posteriormente, em diferentes ocasiões. Ouvindo-o e lendo duas das obras em que ele abordou a relação entre o pensamento fraco e o cristianismo ("Credere di credere", Milão, 1996; "Dopo la cristianità. Per un cristianesimo no religioso", Milão, 2002), chamou minha atenção o fato de que ele se autodeclarava "ateu e cristão". Ele entendia que o cerne da revelação cristã era a "kénosis", ou a descida de Deus, que, iniciada com a encarnação e confirmada na cruz, se consumava na "descida ao inferno". Ele percebia nessa descida ou aniquilação de Deus uma sintonia completa e indubitável entre seu pensamento pós-moderno e fraco e o cerne do cristianismo.

Explicando esta tese, ele argumentava que o processo de secularização estava ajudando o cristianismo a se recuperar e a concentrar a atenção no seu verdadeiro núcleo: a associação entre a encarnação de Jesus e a fraqueza inerente à história. Além disso, continuou ele, tal processo de secularização foi presidido pela rejeição de todos os tipos de violência e pelo compromisso a favor de um Deus amigo, nunca um Deus chefe, a favor de estruturas fortes e violentas ou de pensamento racionalmente consistente e discurso. Ou seja: era um processo – gostava de indicar – em que o preceito da caridade era cuidado de maneira particular.

Mas, se tudo isto não lhe parecesse suficiente, ele tinha a agradável consciência de que também testemunhava uma surpreendente circularidade entre a herança cristã, a ontologia fraca que foi assumida pelo pensamento fraco que ele patrocinava, a ética da não-violência e da secularização. E como resultado de tal circularidade, estava surgindo um cristianismo em que “acreditei, acreditei”, sem que isso implicasse aceitação dos seus dogmas e, particularmente, da Igreja Católica.

Ao ouvi-lo e ao lê-lo, sempre me pareceu que havia uma consistência inegável – do ponto de vista teológico e cristão – na associação que ele estabelecia entre secularização, pensamento fraco e kenosis ou descida de Deus. Foi e é uma tese que partilhei, e continuo a partilhar, em grande medida, com ele.

Mas sempre foi difícil para mim aceitar a sua rejeição de um imaginário divino que é também, embora não exclusivamente, todo-poderoso, mas não arrogante em ser ou estar fundado no amor. Acredito que G. Vattimo teve dificuldades em diferenciar a onipotência de Deus – do ponto de vista deísta ou racional e argumentativo ou teísta – da lamentável história de violências e confrontos em que a defesa impositiva e cega de concepções e imaginários arrogantes da divindade.

Aqui está a minha proximidade e, ao mesmo tempo, a minha distância amigável deste apaixonado buscador da verdade, pai do pensamento fraco e “ateu” – do ponto de vista racional, tanto deísta como teísta – e “cristão”, por kenosis, encarnação ou descida de Deus.

Leia mais

  • Vattimo, pós-verdade e cristianismo presente e futuro
  • Para Vattimo a verdade era interpretação, ele buscava o diálogo e adorava a dúvida
  • Vattimo: a força da fraqueza
  • Morre Gianni Vattimo, o filósofo do pensamento fraco
  • “Eu defendi um cristianismo sem verdade.” Entrevista com Gianni Vattimo
  • "A minha liberdade não pode não derivar de um ato de liberdade" - "Esse é o núcleo do meu ser cristão''. Entrevista com Gianni Vattimo
  • "E o medo se fez governo. A única esperança é Francisco." Entrevista com Gianni Vattimo
  • Vattimo: ''O telefonema do papa? Não foi uma conversão. Continuo sendo católico-comunista''
  • Papa Francisco telefona para Gianni Vattimo, o filósofo do ''pensamento fraco''
  • "Eles criticam o Papa porque ele está certo", afirma Gianni Vattimo
  • Gianni Vattimo: “Francisco é uma grande oportunidade para a renovação e a transformação da Igreja”
  • “Bauman só podia estar de acordo com um papa como Francisco”. Entrevista com com Gianni Vattimo
  • E se eles atacam apenas por tédio ou por serem excluídos? Artigo de Gianni Vattimo
  • "A Igreja deve deixar de ser obcecada pelo sexo." Entrevista com Gianni Vattimo
  • Papa Bergoglio. "Uma conclusão natural das transformações políticas da América Latina”. Entrevista com Gianni Vattimo
  • Gramsci e Papa Francisco, segundo Vattimo
  • “A única saída é keynesiana”, afirma Gianni Vattimo

Notícias relacionadas

  • O catolicismo se globaliza, mas as outras religiões também e formam um mundo de religiões globais, todas abertas, sem monopólio em parte alguma, constata o sociólogo, pesquisador senior da Georgetown University

    “As religiões estão se tornando cada vez mais globais”. Entrevista com Jose Casanova

    LER MAIS
  • Papa fala sobre refugiados, mulheres padres, protestantes, e muito mais

    Nesta terça-feira, o Papa Francisco disse que o medo não é um bom conselheiro para os países que lutam para definir política[...]

    LER MAIS
  • Uma Igreja menor composta por outsiders? Massimo Faggioli discute sobre o futuro do catolicismo

    Um dos debates correntes no catolicismo ocidental atual diz respeito ao papel e à posição da Igreja. A Igreja Católica tem si[...]

    LER MAIS
  • Método e força do pensamento fraco

    Uma das teses de Freud é que cada um viva a realidade através dos óculos especiais do seu fantasia inconsciente que a colore "s[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados