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A visita do Papa à Mongólia é um exemplo clássico de como o Vaticano pensa em séculos

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04 Setembro 2023

Lendariamente, o Vaticano pensa em séculos. Brincando, às vezes se diz que a abordagem de trabalho do Vaticano pode ser resumida como: “Fale comigo na quarta-feira e entrarei em contato com você em 300 anos”.

A reportagem é de John L. Allen Jr., publicada por Crux, 03-09-2023.

Com esse espírito, há um sentido em que a visita do Papa Francisco à Mongólia esta semana, a primeira de um pontífice, é uma viagem que levou quase 800 anos a ser preparada.

Foi precisamente há 778 anos, em 1245, que um emissário de um papa dirigiu-se pela primeira vez à corte de um imperador mongol, na altura em busca de dois resultados: primeiro, a conversão dos mongóis ao cristianismo católico e, segundo, uma promessa de que os mongóis não ameaçariam mais os reinos cristãos da Europa.

Na altura, o Padre Giovanni da Pian Carpini, um missionário franciscano que representava o Papa Inocêncio IV, parecia ter falhado totalmente em ambos os aspectos. O novo Kahn, Güyük, mandou-o embora com uma carta indicando de forma bastante categórica que era o papa quem deveria submeter-se aos mongóis, e não o contrário.

No entanto, se o tempo cura todas as feridas, muitas vezes também reformula as perspectivas sobre o sucesso e o fracasso. Observando o Papa Francisco na Mongólia neste momento, parece evidente que a missão de Carpini, há muito tempo atrás e em grande parte esquecida, permanece hoje como um testemunho do poder da evangelização, não importa quanto tempo demore a dar frutos.

Na manhã de sábado, o presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, prestou homenagem a Carpini em seus comentários ao papa, dizendo que as memórias do enviado franciscano sobre suas viagens de 1245-1247, intituladas História dos Mongóis, continuam sendo um “recurso precioso” para a compreensão do país e da Eurásia em geral.

Mais do que isso, porém, a missão de Carpini surge hoje como um lembrete tanto aos mongóis como aos católicos de que ambos são herdeiros de grandes empreendimentos históricos, que estão em relação há séculos.

Certamente é preciso admirar a coragem de Carpini. Quando ele e seu colega franciscano Bento, o Polonês, partiram para a terra mongol, Carpini tinha 65 anos, gozava de saúde delicada e, nas palavras do historiador Christopher Dawson, “extremamente gordo”. No entanto, ele fez a árdua viagem sem ferimentos graves e, a julgar pelos seus escritos, provou ser um observador extremamente astuto.

Quando partiram, houve um enorme alarme na Europa sobre outra invasão mongol. Sob Ögedei, o sucessor de Genghis Khan, exércitos mongóis de centenas de milhares varreram a Rússia, a Geórgia, a Polônia, a Hungria e o que é hoje a República Checa e partes da Alemanha, prevalecendo em todos os casos.

Muitos temiam que a Itália e os domínios do papa pudessem ser os próximos, até que o avanço foi temporariamente interrompido após a morte de Ögedei em 1241. Os combates tiveram de parar porque era costume mongol que todos os príncipes do império tivessem de regressar a Karakorum, a capital, para a seleção do próximo Kahn.

Em outras palavras, o papado foi poupado da invasão em grande parte porque os mongóis... bem, eles tinham um conclave para comparecer.

Nesse contexto, Carpini e Bento partiram de Lyon e acabaram por chegar a Kiev, partindo depois para o extremo ocidental do império mongol, onde encontraram um comandante regional que lhes permitiu prosseguir. Em julho de 1246, os franciscanos finalmente chegaram à Sira Orda, acampamento do imperador perto de Karakorum, onde permaneceriam até novembro.

Enquanto estava lá, Carpini tomou notas cuidadosas sobre as atitudes, costumes e valores dos seus anfitriões, apesar de não falar nenhuma das línguas locais e ter de contar com o seu companheiro, Bento, que falava um pouco de línguas eslavas que cortesãos ao redor do Kahn poderiam entender.

Eventualmente, Carpini organizaria seu diário de viagem em nove capítulos, incluindo “Sua adoração a Deus, aquelas coisas que eles consideram pecados, adivinhações e purificações, ritos fúnebres, etc.”,

“Seu caráter, bom e mau, seus costumes, alimentação , etc.”, e “Guerra, seu sistema de batalha, armas, sua astúcia nos combates, crueldade com os cativos, ataque às fortificações, sua má fé com aqueles que se rendem a eles, etc.”

Embora Carpini claramente achasse muito desanimador o modo de vida dos seus anfitriões mongóis, descrevendo-os repetidamente como bárbaros e cruéis, e a certa altura chamando-os de “um perigo iminente para a Igreja de Deus”, ele também descreveu muitas virtudes que testemunhou.

Por exemplo, Carpini ficou especialmente impressionado com a honestidade dos mongóis, observando a certa altura que se um cavalo que não pertencesse a um grupo específico de alguma forma entrasse em seu acampamento, eles largariam tudo para garantir que ele fosse devolvido ao seu devido proprietário. (Embora não tenha salientado explicitamente a questão, em contraste com o roubo e a corrupção pelos quais os Estados Papais eram notórios, Carpini pode ter considerado este aspecto da cultura mongol um contraste refrescante.)

Ele também elogiou o estoicismo dos mongóis, observando que durante suas longas cavalgadas pelas estepes, eles nunca reclamaram do calor, do frio ou do vento. Ele também observou, de forma não totalmente desaprovadora, que o consumo de álcool até a embriaguez pelos homens mongóis era considerado uma virtude e não um vício.

No geral, a representação de Carpini foi uma espécie de exercício inicial de antropologia cultural e hoje representa um ponto de referência que até os próprios mongóis valorizam em termos de compreensão do seu próprio passado.

É verdade que a estada de Carpini foi motivada em parte pelo medo de uma invasão, e ele também não hesitou em insistir que os mongóis enfrentariam a perdição se não abandonassem as suas próprias crenças espirituais e abraçassem o cristianismo. No entanto, tal como inúmeros missionários e enviados católicos antes e depois, ele também se interessou vivamente pelas pessoas que conheceu e procurou compreendê-las nos seus próprios termos, deixando um legado de encontro que perdura até hoje.

Como recompensa pelos esforços de Carpini, se não pelos seus resultados, Inocêncio IV fez dele um Penitenciário apostólico em 1248, ou seja, um oficial encarregado de lidar com os pecados reservados à autoridade papal, e depois nomeou-o Arcebispo de Antivari na atual Croácia, onde ele morreu em 1252.

Então, a missão de Carpini foi realmente o fracasso que parecia em 1247?

Suspeito que se você perguntasse aos mongóis de hoje, muitos dos quais parecem surpresos e encantados com a presença de um papa em sua terra escassamente povoada e muitas vezes esquecida, eles diriam que não foi realmente um fracasso – foi, em vez disso, um começo, para uma história que ainda está sendo escrita agora.

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