Por: Patricia Fachin | 29 Agosto 2023
"O espólio de Sigmund Freud (1856-1939) parece às vezes inesgotável". Foi com estas palavras que, anos atrás, Alexandre Socha, psicanalista e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, referiu-se ao conjunto não só da obra de Freud, mas de tudo que ela significou e ainda significa para o mundo contemporâneo no diálogo entre a psicanálise e as demais áreas do conhecimento. "De tempos em tempos surge algo até então desconhecido: rascunhos, cartas, passagens, apêndices etc. Tais achados despertam interesse por revelarem rastros da construção de um dos principais edifícios conceituais do século 20", mencionou em artigo publicado na página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
A psicanálise é o ponto de partida das análises do psicanalista italiano e professor das universidades de Pávia e de Verona, Massimo Recalcati, cujo interesse é estabelecer um diálogo com a cultura, a fim de compreender seus traumas a partir de uma perspectiva psicanalítica. Um dos temas de seu interesse é a interface entre psicanálise e religião. A psicanálise, disse recentemente, é uma doutrina "que nasceu de Freud, declaradamente ateu, filho da cultura iluminista e do cientificismo positivista, que não poupou críticas severas à religião, assim como fez Lacan apesar de sua formação católica". A origem ateia da psicanálise, explica, propõe uma leitura reducionista do sentimento religioso, compreendendo-a como fruto de superstições, neuroses, fanatismos, delírios. Segundo essa concepção, a relação do ser humano com a religião é "uma atitude infantil de fuga da dureza da vida". "O homem religioso seria um homem que, como acontece em nossa infância, em vez de enfrentar abertamente o caráter finito da existência, inventa ilusões, das quais a religião seria a maior, porque imagina um mundo além do nosso capaz de redimir as penas, um mundo em que os pobres, os abandonados, os últimos, sejam compensados. Deus, segundo Freud, nada mais é do que a representação, a sombra imaginária do pai idealizado da nossa infância na qual encontrávamos abrigo quando crianças; segue-se que o sentimento religioso se basearia no medo da vida e da morte, no temor de Deus”.
Outra marca da psicanálise freudiana, destaca Recalcati, é sua dimensão social. "Segundo Freud, o pai da psicanálise, a psicologia individual desde sempre foi social. Não existe vida psíquica separada da vida da cidade, não incluída num vínculo, dissociada do que acontece no mundo. O mundo interno já é um mundo externo e o mundo externo não poderá deixar de ter recaídas profundas sobre o interno. Mais que dois mundos separados, eles sempre aparecem topologicamente intrincados, como acontece na fita de Moebius onde o interno e o externo estão em uma relação de estreita continuidade", resume. Desta perspectiva, o psicanalista italiano a analisa o sentimentos de sofrimento e raiva, individuais e sociais, decorrentes da vida social, como a grande crise financeira de 2008, a pandemia e a guerra, que "foram e continuam sendo uma série impressionante de traumas individuais e coletivos que se desenrolaram ao longo de um tempo histórico muito breve. Essa série de traumas comportou – como acontece com qualquer tipo de trauma – uma precarização do arranjo do mundo interno e do mundo externo", assegura.
Aprofundar a abordagem dos conceitos fundamentais da psicanálise, estudar a psicanálise pós-freudiana e a releitura empreendida por Lacan, e capacitar a aplicação lógica da operação clínica em diversas especificidades da prática psicanalítica com base na psicopatologia psicanalítica clássica e contemporânea, são alguns dos objetivos do curso de Especialização em Psicanálise: Técnica e Teoria, oferecido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos neste semestre. O curso, dirigido a profissionais com curso superior em Psicologia, Filosofia, Psicanalistas e profissionais de demais áreas com afinidade profissional ao tema da psicanálise, começa em 14-09-2023 e se estende até 26-05-2025, com aulas presenciais, que ocorrem quinzenalmente no campus da Unisinos Porto Alegre. Mais informações do curso estão disponíveis aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Especialização em Psicanálise: Técnica e Teoria. "Não existe vida psíquica separada da vida da cidade". - Instituto Humanitas Unisinos - IHU