11 Mai 2023
A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 11-05-2023.
Três horas de oração, escuta e compromisso. O presidente da Conferência Episcopal Italiana, Matteo Zuppi, e o seu secretário-geral, Giuseppe Baturi, reuniram-se ontem, na sede da CEI, com dezenas de vítimas, familiares e sobreviventes de abusos perpetrados no âmbito eclesial "nos últimos tempos e no passado", segundo nota da agência SIR.
Durante o encontro, que decorreu "num ambiente sereno mas intenso", cada vítima "partilhou a sua própria história de dor, expressando o desejo de ajudar e acompanhar a Igreja na Itália para que estes episódios não se repitam e para melhor proteger os menores e adultos vulneráveis", diz o CEI.
Pedofilia, la Cei incontra gruppo di vittime. Intanto una associazione chiede un'inchiesta in Parlamento @ilmessaggeroit @UCSCEI @Pontifex_it @hans_zollner @Montecitorio https://t.co/NEAYUnV7St
— franca giansoldati (@francagiansol) May 10, 2023
Como aponta o episcopado italiano, "a vítima deve ser reconhecida como gravemente ferida e ouvida com empatia, respeitando sua dignidade". Essa prioridade já é um primeiro ato de prevenção porque só ouvindo verdadeiramente a dor das pessoas que sofreram este crime nos abre à solidariedade e nos desafia a fazer todo o possível para que o abuso não volte a acontecer.
O porta-voz dos bispos italianos, Vincenzo Corrado, acrescentou que a experiência "representa a primeira etapa para a constituição de um grupo operacional, formado por vítimas de abusos no âmbito eclesial e seus familiares", o que significará "uma espécie de Observatório, composto por pessoas que generosamente se colocaram, a título pessoal e com a máxima liberdade, a dar uma contribuição pró-ativa para melhorar e tornar mais eficazes as atividades de formação e prevenção realizadas pela Igreja na Itália através dos serviços de proteção infantil.
"Para sublinhar a importância que os bispos italianos atribuem à participação das vítimas nos processos de preparação dos cursos preventivos e formativos, o Observatório dependerá diretamente da presidência da CEI, em particular do cardeal presidente, e os encontros regulares serão organizados pela Secretaria Geral. Esses encontros, precedidos de um momento de oração, irão enfocar a discussão sobre a formação e prevenção do abuso de menores e adultos vulneráveis implementada pela Igreja na Itália”, concluiu Corrado.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A cúpula da Igreja italiana recebe as vítimas da pedofilia clerical - Instituto Humanitas Unisinos - IHU