Brasil teve ao menos 1 caso de feminicídio por dia em 2022; SP e RJ lideram

Foto: Wilson Dias | Agência Brasil

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Março 2023

495 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, em 2022. São Paulo foi o estado com mais registros: 109 casos. A morte de Ana Carolina dá nome aos números, pois ela foi assassinada na zona leste da capital paulista. Os dados fazem parte do terceiro relatório "Elas Vivem: dados que não se calam", elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta semana.

A reportagem é de Caê Vasconcelos, publicada por portal Uol, 06-03-2023.

O que é a Rede de Observatórios

Com o objetivo de monitorar e difundir informações sobre segurança pública, violência e direitos humanos, a rede é formada por sete organizações:

  • Iniciativa Negra Por Uma Nova Política de Drogas, da Bahia;
  • Laboratório de Estudos da Violência (LEV), do Ceará;
  • Rede de Estudos Periférico (REP), do Maranhão;
  • Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), de Pernambuco;
  • Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC), do Piauí;
  • Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP), de São Paulo.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.

O tema 'Feminicídios no Rio Grande do Sul e no Brasil' estará sendo debatido nesta quinta-feira, dia 9 de março, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, às 17h30min, por Dra. Suelen Aires Gonçalves – Secretaria de Políticas para as Mulheres – São Leopoldo/RS e Renata de Castilho – Advogada criminalista.

Para mais informações, veja aqui.

O aumento dos Feminicídios no Rio Grande do Sul e no Brasil

Leia mais