Uma mulher é agredida a cada 22 minutos no RS

(Foto: Marcos | USP)

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Fevereiro 2023

No primeiro mês de 2023, 1.989 mulheres foram vítimas de lesão corporal no contexto de violência doméstica no Estado – uma a cada 22 minutos. 

A informação é publicada por Matinal, 22-02-2023.

Os dados apontam um aumento de 5,85% em relação ao mesmo período do ano passado, mas ONGs alertam para a subnotificação. "É preciso que a gente analise se há de fato um aumento no número de agressões ou se o que acontece é um aumento da denúncia", diz a advogada Rafaela Caporal, da ONG Themis.

A diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, delegada Cristiane Ramos, destaca que a lesão corporal não é o início da violência doméstica, que costuma começar com situações como "controle da vida da mulher, dos instrumentos de trabalho, do salário", além de violência psicológica.

Para saber como denunciar ou pedir ajuda contra a violência doméstica no RS, acesse aqui.

O aumento dos Feminicídios no Rio Grande do Sul e no Brasil

Leia mais