24 Novembro 2022
A filósofa feminista chilena analisa o cenário em seu país após a rejeição da primeira Constituição com uma perspectiva de gênero. O governo "cedeu mais do que o necessário à direita", diz ela.
A entrevista é de Rocío Montes, publicada por El País, 20-11-2022.
A filósofa chilena Alejandra Castillo consolidou-se como uma das referências do feminismo chileno. Doutora em Filosofia e professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação (UMCE), dirige a revista cultural Papel Máquina e o acervo Arquivo Feminista da editora Palinodia. Autora de publicações indispensáveis para entender as lutas pela igualdade de gênero – como "Tiempo de feminismo. Corpos, imagens e revolta", publicado recentemente –, esta semana ela ficou encarregada de comentar a palestra da aclamada filósofa feminista americana Judith Butler na Universidade Diego Portales, na capital chilena.
Nessa conversa, que acontece no refeitório do centro cultural Gabriel Mistral (GAM), próximo ao marco zero das revoltas de outubro de 2019, ela analisa o fracasso de uma proposta de Constituição que prometia se tornar a primeira Carta Fundamental feminista do mundo. “Embora o texto tenha sido feito por um órgão conjunto e promovesse uma maior igualdade de gênero”, explica Castillo, “o desenho político no qual a convenção constitucional foi enquadrada emana do acordo de 15 de novembro de 2019 [em meio ao surto social] que colocou no centro um modelo eleitoralista de uma democracia corporativista e elitista”.
O que você entende por democracia corporativista e elitista?
Aquele que tem interesses que se ajustam aos das corporações globais e cuja definição de igualdade favorece uma ordem de injustiça porque favorece a promoção segundo privilégios de classe. O mapa que o desenho da democracia corporativa e elitista traça é organizado em um complexo sistema de hierarquias de gênero, classe e raça, no centro do qual está um indivíduo possessivo cujo cálculo não busca romper tal sistema de hierarquias, mas sim validá-los, porque nessa validação se valida: sua posição no diagrama político, social e econômico.
O que teria sido, na sua opinião, um projeto melhor para um órgão que elaborou uma proposta para uma nova Constituição?
Talvez tivesse sido importante ter-se aventurado a percorrer o desenho político que se vislumbrava na figura da constituinte. Se formos à história do Chile, encontraremos a assembleia constituinte de empregados e intelectuais de 1925 e, principalmente, com uma palavra que permite sua organização: “As forças vivas da sociedade”. Isso significa que aqueles que participam da assembleia o fazem em relação a coletivos, organizações, etc.
Por que um texto pró-mulher não foi apoiado pelos eleitores chilenos?
Uma lógica de busca participativa, solidária e igualitária não ocorre na concepção democrática corporativista e elitista de que estamos falando. A liberdade é compreendida como liberdade de escolha e os direitos são percebidos como se fossem bens, não se busca alterar o corpo da política a partir de um signo feminista, mas sim reforçar as diferenças e hierarquias que asseguram ao sujeito uma identidade na qual ele se refugia e guarda.
Será que a sociedade deseja mudanças substantivas, mas elas não representam um salto no vazio?
O tipo de análise dos resultados do plebiscito de 4 de setembro que atenta para a conservação do passado, a incerteza e a gestão do medo não diferem do desenho da política de consenso e da pós-política que encontramos os governos do Acordo no Chile.
E que oportunidade foi perdida, na sua opinião, para as mulheres chilenas?
A proposta constitucional nos deu a oportunidade de nos dotarmos de uma Constituição sem intervenção militar e de deixar para trás uma Constituição sinistra que foi aprovada e promulgada sob a violência de um regime que deteve, sequestrou, assassinou e fez desaparecer pessoas. Deu-nos a oportunidade de restaurar um espaço comum violado, primeiro, pela ditadura e, depois, administrado pelos governos da Concertación [de centro-esquerda] com o retorno da democracia a partir de 1990. Deu-nos a oportunidade de abandonar a política de Estado de obrigação materna e, com ela, permitiu a necessária ressignificação da diferença sexual. Por fim, deu-nos a oportunidade de explorar outras formas de política, economia e práticas culturais que desestabilizam os limites do público e do privado,
Qual é a agenda feminista chilena agora?
A agenda feminista institucional tem a importante tarefa de interromper a reprodução inercial de padrões institucionalizados de injustiça de gênero. Esta tarefa deve ser realizada em cada um dos lugares onde o Estado tem lugar: educação, justiça, saúde, segurança social, as mesmas instituições, o desenho da cidade.
Qual é a sua opinião sobre o governo de Gabriel Boric, que se declarou feminista?
Não acredito que o governo de Gabriel Boric seja feminista, porque não acredito que um governo possa ser feminista. O feminismo é sempre uma alteração tanto da lógica do governo quanto da razão de Estado. O feminismo é um excesso dessas lógicas, dessa razão.
E como avalia os primeiros oito meses do atual governo?
Nesses oito meses, se houve um romance entre a esquerda e o feminismo com a promessa que o governo de Gabriel Boric apresentava, este romance acabou. O termo se deve à notória virada do governo para as conhecidas políticas do consenso liberal que acabam favorecendo os já favorecidos. Parece-me que o governo bórico abandonou uma política de igualdade em prol de uma performance midiática de estilo pessoal que assume, mais uma vez, aquela velha receita de uma política de proximidade e empatia – chegar de bicicleta a La Moneda, por exemplo - mas que entrega, sem contradições óbvias e ao mesmo tempo, a soberania a corporações com acordos comerciais como o TPP11 [ao qual o Governo cedeu, apesar de sua posição inicial de rejeição].
Você acha que, dado o fracasso da proposta da convenção para uma nova Constituição, o governo tem força para realizar transformações feministas na sociedade chilena?
Embora o governo de Gabriel Boric não seja feminista, há muitas feministas dos partidos de coalizão governista que fazem parte da máquina governamental. Portanto, fará parte do seu trabalho instalar e defender uma posição feminista.
Quais são as desigualdades mais urgentes a resolver em vista dos direitos das mulheres chilenas?
A primeira é a maternidade forçada e institucional. Bem-visto, o Estado chileno é androcêntrico em suas decisões, mas é maternal na hora de questionar as mulheres. Por esta razão, a legislação e aprovação do aborto além das três causas é crucial. É necessário transformar os padrões fossilizados de injustiça de gênero que as instituições governamentais promovem. Da mesma forma, é fundamental incorporar a perspectiva do trabalho assistencial na definição da ordem do trabalho.
E você confia que o atual governo avança no aborto?
É fundamental que o aborto seja legislado e aprovado no Chile. Acho que é o primeiro passo para transformar o corpo da política chilena. Reconheço a dificuldade, porque o governo bórico, após o triunfo eleitoral da rejeição no plebiscito, tem cedido mais do que o necessário à direita na busca do consenso e da governabilidade.
Alguns dias após o início deste governo, a parceira do presidente Gabriel Boric, Irina Karamanos , finalmente concordou em assumir o cargo de primeira-dama. Qual foi a sua opinião sobre esta decisão?
Foi uma decisão falhada, na minha perspetiva: com uma mão afirma-se o feminismo e com a outra mantêm-se as figuras patriarcais do Estado.
A nova onda feminista chilena explodiu em 2018, antes do surto social de 2019, e foi a ponta de lança da mobilização. Onde está toda essa força agora, especialmente os mais jovens?
Esta questão nos traz de volta ao problema do desenho de políticas. Essa força feminista não cabe nem no mapa eleitoral nem na participação das feministas no governo bórico. Essa força feminista está alterando as hierarquias do alto e do baixo, as formas de pensar, como a política é entendida, o que ela torna visível e o que ela esconde. Acredito que a força feminista está inventando formas contra-institucionais de intervir no corpo do comum.
O Chile é menos machista hoje do que antes?
Sem dúvida. Parece-me que muitas das práticas feministas buscam desler criticamente as hierarquias de poder. É aí que o machismo começa a retroceder com a interrupção do quadro androcêntrico que organiza a ordem sensível.
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Chile: “Se houve um romance entre a esquerda e o feminismo com o governo Boric, acabou”. Entrevista com Alejandra Castillo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU